SÃO PEDRO DA ALDEIA – Alunos do bairro Praia Linda participam do Programa Saúde na Escola

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

A Escola Municipal Profª Maria da Glória Santos Motta, no bairro Praia Linda, recebeu na terça-feira (12) as atividades do Programa Saúde na Escola (PSE). Realizada pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia, a iniciativa promoveu palestras, atualização vacinal e pesagem do Programa Bolsa Família. Nesta quarta-feira (13), o PSE vai mobilizar as turmas da E. M. José Teixeira Paulo, no Balneário. Já na quinta-feira (14), a programação passará pela E. M. Adalgiza da Silva Lobo, no Morro do Milagre.

Foto: Renato Fulgoni

A coordenadora de Educação Preventiva da SEMED, Maria Regina Silveira, falou sobre a programação realizada na unidade. “Nós estamos dando continuidade às ações do PSE na Escola Maria da Glória, após o recesso de Carnaval, com algumas atividades bastante importantes e de utilidade pública. Entre outras ações, estamos promovendo a questão de atualização da vacina para aqueles alunos menores que ainda não o fizeram e também com os adolescentes, que seria a vacina contra HPV”, explicou.

Foto: Renato Fulgoni

Os alunos da Educação Infantil participaram de uma apresentação lúdica com a dentista da Unidade de Saúde da Família do bairro Colina, Kamilla Oliveira, e a auxiliar de saúde bucal, Adriana da Silva. Na ocasião, as crianças receberam orientações sobre o cuidado com os dentes, escovação e prevenção, além de esclarecem dúvidas e receberem kits de higiene com fio dental, pasta e escova de dente.

Foto: Renato Fulgoni

O diretor da unidade escolar, Jandir Lessa, destacou a importância do programa. “Nós achamos super válido e importante esse projeto, pois vem sanar um déficit de procura dos alunos e até dos pais em relação à atualização de vacinas e outras informações. Essas ações só acrescentam na nossa vida social e na comunidade também, parabenizo a todos os envolvidos e contamos que a iniciativa possa fazer parte da nossa vida escolar mais vezes”, afirmou o professor.

Para os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, a enfermeira Renata Lamoglia ministrou a palestra “Prevenção de uso de álcool, tabaco e outras drogas”. O bullying também foi tema de discussão, além de outros assuntos pertinentes à adolescência.  Os beneficiários do Programa Bolsa Família passaram por pesagem e medição, condicionalidades do PBF na área da Saúde.

Foto: Renato Fulgoni

O Programa Saúde na Escola é uma iniciativa da Secretaria de Saúde com o apoio da Secretaria de Educação, que tem como objetivo contribuir para a formação integral dos alunos por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde. Em 2019, as atividades do PSE passarão por todas as unidades escolares da rede municipal de ensino, incluindo as creches, e mais cinco escolas da rede estadual, atendendo cerca de 16 mil estudantes.

ASCOM/PMSPA
Texto: Gabrielly Costa
Fotos: Renato Fulgoni

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *