SÃO PEDRO DA ALDEIA – Alunos dos bairros Sapiatiba, Poço Fundo e Porto da Aldeia participam de atividades do Programa Saúde na Escola

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

As atividades do Programa Saúde na Escola passaram por mais três unidades escolares da rede municipal de ensino de São Pedro da Aldeia nesta semana. As palestras sobre combate ao aedes aegypti mobilizaram a E. Mz. Manoel Martins Teixeira, em Sapiatiba, a E. M. Flonete Alexandrino da Silva, no bairro Poço Fundo, e a E. Mz. José Guimarães, no Porto da Aldeia. A ação é uma iniciativa da Prefeitura aldeense, por meio da Secretaria de Saúde com o apoio da Secretaria de Educação.

Com metodologia descontraída, o guarda de endemias Alexandre Petra visitou as turmas das três unidades promovendo palestras sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito aedes aegypti e esclarecendo eventuais dúvidas dos estudantes. Os encontros abordaram questões como o ciclo de vida do mosquito e os vírus transmitidos por ele, como a dengue, febre amarela, chicungunha e zika, além da entrega de cartilhas e checklist.

A supervisora pedagógica da E. Mz. José Guimarães, Andreza Cordeiro, enfatizou a importância da iniciativa. “Os alunos são bastante participativos. A gente tem casos na comunidade de pessoas com essas doenças transmitidas pelos mosquitos, então essa atividade ajuda na prevenção, porque eles aprendem e colaboram, então conseguimos ver a diferença nas atitudes dos alunos e na comunidade também”, comentou.

Além da palestra, uma das turmas de 2º ano da E. Mz. José Guimarães participou de uma dinâmica, que visou o recolhimento de possíveis depósitos que poderiam virar foco para proliferação do mosquito. Na área externa, os alunos recolheram os materiais preparados e colocados pela coordenadora de Saúde Preventiva da Secretaria de Educação, Maria Regina da Silveira.

Ao todo, o Programa Saúde na Escola (PSE) passará por 30 escolas da rede municipal de ensino de São Pedro da Aldeia, levando atividades com temas diversos nos períodos da manhã e da tarde. A iniciativa já visitou unidades escolares dos bairros Botafogo, São Mateus, São João, Colina, Ponta do Ambrósio, Jardim Primavera, Baixo Grande, Morro do Milagre e Vinhateiro.

O PSE foi instituído em 2007 como uma política intersetorial da Saúde e Educação voltada às crianças, adolescentes, jovens e adultos, tendo como base a integração e articulação entre a rede básica de Saúde e unidades escolares. O Programa Saúde na Escola tem como objetivo contribuir para a formação integral dos alunos por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde.

ASCOM/PMSPA
Texto: Gabrielly Costa
Fotos: Renato Fulgoni





Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *