SÃO PEDRO DA ALDEIA – Casa da Cultura abre exposição coletiva de pinturas nesta sexta-feira (17)

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria Adjunta de Cultura, realiza, nesta sexta-feira (17), a abertura da exposição coletiva “Ritmo de Verão – Arte e Cor”, assinada pelo artista plástico premiado Reinaldo Caó em conjunto com alunos do ateliê “A Casa de Caó”. O lançamento da mostra de pinturas está marcado para às 19h, com coquetel e música ao vivo na Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, localizada na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, no centro da cidade. A visitação ficará aberta até o dia 20 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

A secretária adjunta de Cultura, Edlúcia Marques, falou sobre a abertura da exposição na Casa da Cultura. “Essa é a primeira exposição do ano de 2020, abrindo oficialmente as nossas atividades na Casa da Cultura. Estamos muito felizes em receber, mais uma vez, esse ilustre artista aldeense, que tem conquistado público até em outros países, como Itália e França. É uma mostra que vai trazer também outros nomes da classe artística e também alunos das artes plásticas, abrindo espaço para os artistas da nossa região. Convidado toda a população a prestigiar”, destacou.

Cerca de 60 quadros, em óleo sobre tela e pintura acrílica, ficarão expostas no espaço, em tamanhos variados. As obras terão como temática central as paisagens naturais e a zona rural do município, onde o professor de artes plásticas Reinaldo Carlos de Oliveira, o Caó, viveu boa parte de sua infância. Entre os cenários retratados estarão a figura do trabalhador rural, a Lagoa de Araruama, a Igreja Matriz e espécies da fauna e da flora aldeense, assinadas por Caó e seus alunos, crianças com idades a partir de seis anos, jovens e adultos.

“Eu sempre gosto de retratar a periferia de São Pedro de Aldeia, de fazer esse resgate das minhas origens e das riquezas do município. A minha alegria está na arte e eu amo ver a transformação dos meus alunos. Temos crianças com alto grau de autismo com manifestações artísticas impressionantes. Transmitir conhecimento e trabalhar a autoestima delas, essa é uma tônica do meu trabalho. Agradeço a equipe da Casa da Cultura que tem me surpreendido pela curadoria e pela organização nota 10. O suporte que a equipe dá aos artistas é um diferencial e a expectativa para a abertura da exposição é a melhor possível”, disse Caó.

Nascido no bairro aldeense Retiro, Reinaldo Caó também é escritor, poeta, animador cultural e comendador agraciado pela Associação Fluminense de Belas Artes de Niterói. Com 42 anos de carreira, o artista chegou a ter mais de 80 alunos de São Pedro da Aldeia em seus ateliês no Centro e no bairro Estação, e já promoveu diversos cursos e projetos sociais na região.

Durante o período de exposição, os visitantes também poderão adquirir ou encomendar telas. Para mais informações sobre o evento e agendamento para visitação de grupos e escolas, basta entrar em contato pelo telefone (22) 2625 5167 ou pelo e-mail casadaculturapmspa@gmail.com.

 

 

Fonte ASCOM/PMSPA
Texto: Raíra Morena
Fotos: Divulgação

 


 

 


 

 


 

 


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *