SÃO PEDRO DA ALDEIA – Casa de Acolhimento Municipal promove exposição do projeto “Pintando o Futuro” em São Pedro da Aldeia

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), promoveu a exposição do projeto “Pintando o Futuro”, na sede da Casa de Acolhimento Municipal (CAM).  A mostra contou com 32 quadros confeccionados pelos adolescentes acolhidos na Casa. A secretária da pasta, Ester Marques, e a secretária adjunta, Olívia Sá, prestigiaram o evento.

 A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Ester Marques, falou sobre a exposição. “Esse projeto é uma iniciativa da Casa de Acolhimento, do coordenador Alessandro e está sendo muito bem aproveitado. As crianças gostaram muito e para gente isso é de extrema importância. Aqui eles estão sendo muito bem acolhidos e recebem o amor de toda equipe técnica”, afirmou.

 Com o objetivo de traçar novas perspectivas, o projeto ofereceu aos jovens a oportunidade de se expressarem através das obras, descobrindo o talento de maneira sadia e desenvolvendo autonomia. Direcionado às crianças acolhidas, a iniciativa também buscou preencher os horários ociosos.

  Para o acolhido C. S., de 15 anos, o projeto representou uma grande mudança em sua vida. “Estou muito feliz pela exposição e parabenizo o Alessandro por ter me ajudado a encontrar um caminho melhor, que é a arte, e, assim, me tornar o artista que sou”, comentou.

 Na ocasião, um vídeo mostrando todo o processo de confecção dos quadros foi exibido. Durante o curso foram repassadas técnicas de pintura a óleo em tela e manuseio de tinta. Também foi oferecido aos participantes da exposição um coffee break.

 As aulas foram oferecidas pelo coordenador da CAM e responsável pelo curso, Alessandro Valente. “Eu já tinha essa ideia em mente há muito tempo, desde quando assumi a Casa de Acolhimento Municipal. Tenho muito orgulho em fazer parte disso e agradeço a presença de todos que prestigiaram a exposição e ajudaram no desenvolvimento do projeto”, disse.

 A jovem Camilly Ferreira, que já foi uma das abrigadas da CAM, falou sobre a importância do projeto em sua vida. “O ‘Pintando o Futuro’ transformou a minha vida, pois a arte é um modo da gente expressar nossos sentimentos em uma tela. Desde que entrei na CAM, tudo mudou na minha história. Hoje também faço parte de outro projeto, como modelo, chamado ‘Descobertos’”, explicou.

 Também prestigiaram o evento a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Luciana Oliveira, o secretário de Governo, Eronildes Bezerra, a secretária de Segurança e Ordem Pública, Leila Neves, o subsecretário Jorge Ribeiro, e demais autoridades.

 O secretário de Governo, Eronildes Bezerra, definiu a ação como um projeto de transformação. “Os profissionais têm feito um trabalho fantástico com a inserção da cidadania para esses adolescentes, fazendo com que eles falem como se sentem transformados. Aqui transborda o amor”, salientou.


Fonte – ASCOM/PMSPA

Texto: Marianne Rodrigues

Fotos: Lilian Souza

 






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *