SÃO PEDRO DA ALDEIA – Cerimônia no Teatro Municipal marca posse da nova diretoria do Conselho de Segurança Pública de São Pedro da Aldeia

CIDADES EVENTOS REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Foi realizada, no Teatro Municipal Dr. Átila Costa, a cerimônia de posse da nova diretoria do Conselho Comunitário de Segurança Pública (CCS) de São Pedro da Aldeia, para o biênio 2018-2020. A solenidade reuniu autoridades militares, representantes de órgãos de segurança estaduais e municipais, membros da sociedade civil, entidades associativas e clubes de serviço. Compondo a mesa de autoridades, estiveram presentes o comandante da 2ª Companhia do 25ª Batalhão de Polícia Militar, Capitão Sandro Garcia, o subcoordenador estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do Instituto de Segurança Pública (ISP-RJ), Capitão Gustavo Matheus, os secretários municipais de Segurança e Ordem Pública, Leila Neves, de Governo, Eronildes Bezerra, e de Educação, professor Walzi Sampaio, além do procurador geral do município, Cristiano Oliveira.

Fotos: Jefferson Viana

Representando o comando do 25º Batalhão de Polícia Militar, o comandante da 2ª Companhia, capitão Sandro Garcia, deu posse à chapa eleita, cumprimentando os novos membros. “Gostaria de cumprimentar a nova diretoria e, representando o comandante do 25º BPM, o tenente-coronel André Henrique, dar posse aos novos membros eleitos por unanimidade. O trabalho do Conselho é de suma importância para o município de São Pedro da Aldeia. Esse Conselho é o único que nunca teve suas atividades interrompidas desde a sua fundação, trazendo uma proximidade entre a população e os órgãos de segurança, tanto municipais quanto estaduais, como a Polícia Civil, Militar e a Guarda Municipal. A presidência atual, representada pelo senhor Valério, é alguém que já está à frente do Conselho há vários anos, conhece bastante e tem uma política de proximidade junto à população aldeense, o que gera confiança. É um trabalho sem fins lucrativos, feito por pessoas voluntárias que se abdicam do seu lar para fazer a diferença e colocar a mão na massa. Pessoas que colhem da população os anseios e necessidades e trazem isso para nós para que possamos, numa coesão, administrar e minimizar cada vez mais essas demandas da sociedade”, disse.

Fotos: Jefferson Viana

A abertura do evento foi marcada pela execução dos hinos nacional e municipal, além da composição da mesa de autoridades. Ao longo do evento, foram abordados o histórico e a consolidação do Conselho Comunitário de Segurança Pública aldeense, existente desde 1999 e oficialmente criado em março de 2003 como parte de um plano estadual de segurança pública. Vinculado às diretrizes do Instituto de Segurança Pública (ISP-RJ), o CCS de São Pedro da Aldeia é um dos 65 conselhos comunitários existentes em todo o Estado, sendo considerado um dos mais conceituados e atuantes. Na oportunidade, foi enfocada a importância da participação e do envolvimento de todos os setores da sociedade para aumentar os níveis de segurança na cidade e dos Registros de Ocorrência (RO) como ferramenta fundamental para o planejamento estratégico das ações policiais e abastecimento dos bancos de dados das polícias Civil e Militar. Também foram abordadas as estratégias de atuação do ISP na coordenação dos conselhos comunitários, os projetos em andamento, além da ferramenta de análise criminal desenvolvida pela instituição, o ISPGeo, bem como a página de Dados Abertos do ISP, onde podem ser acessadas as estatísticas e os registros criminais e de atividade policial do estado do Rio de Janeiro, disponível para consulta pública no site www.isp.rj.gov.br.

Em sua fala, a secretária municipal de Segurança e Ordem Pública, Leila Neves, falou sobre o trabalho da Guarda Municipal, reafirmou a parceria com o CSS e com os demais órgãos vinculados à área da segurança. “A Guarda Municipal vem atuando de uma forma muito efetiva, são homens e mulheres que trabalham de segunda a segunda, dispostos a provar que têm a capacidade de fazer a diferença na área da segurança pública do município. Como presidente do Conselho de Segurança, o senhor Valério será um parceiro ímpar para as futuras alterações que pretendemos implantar principalmente no Centro da cidade. Mas, para isso, nós precisamos andar juntos e contamos com a ajuda de todos os órgãos envolvidos, comércios, a integração com as polícias e o apoio do CCS. Desejo sucesso e uma ótima gestão para os novos conselheiros”, disse.

Realizada a cada dois anos, a votação para a nova mesa diretora elegeu como novo presidente Valério Nuno Figueiredo. Compondo a nova chapa, foram eleitos ainda, por unanimidade, Francisco Galdino, como vice-presidente; David Augusto Figueiredo, 1º secretário; Paulo Roberto Vasconcellos, 2º secretário; Guimar Pereira, diretora social e de assuntos comunitários; e Victor Manuel Bandeira, Abelar Pereira e Nair Felix, como os novos membros da Comissão de Ética. A diretoria de comunicação eleita é composta por Zózimo Lisboa, Carlos Alberto Martins e Geraldo Oliveira.

Subcoordenador estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do Instituto de Segurança Pública (ISP), o capitão Gustavo Matheus enalteceu a atuação do CCS aldeense. “É uma grande honra estarmos aqui para reconhecer essa nova gestão. O Conselho aldeense é uma entidade que nunca teve interrupção e que, ao passar dos anos, sempre teve pessoas voluntárias, abnegadas e comprometidas, que deram continuidade ao trabalho. É uma grande vitória, algo que temos que comemorar. São pessoas que realmente vem aqui para exercer a plenitude da sua cidadania, que é se doar para a sociedade de São Pedro da Aldeia, abrindo mão de seus afazeres para poder manter essa ponte da sociedade para com o Poder Público. A questão da segurança pública perpassa por diversos atores, é um trabalho de várias mãos. No município, nós percebemos que as ações voltadas para a segurança pública, sejam elas de prevenção ou de uma repressão qualificada, estão muitos alinhadas dentro do pensamento de polícia de proximidade. São ações integradas de verdade, com a parceria importantíssima da Guarda Municipal, da Polícia Militar, que faz articulações com o BPRv, e da Delegacia de Polícia Civil. Quero desejar ao senhor Valério e a toda a diretoria muito sucesso e agradecer pelo trabalho que vem sendo realizado. Gostaria de dizer que a coordenadoria dos conselhos comunitários continua de portas abertas para o que precisarem. Somos grandes parceiros e estamos abertos a qualquer questão”, salientou.

Presidente eleito do CCS de São Pedro da Aldeia, Valério Nuno Figueiredo agradeceu a todos pela presença e ressaltou as atribuições do Conselho e expectativas para os próximos anos de gestão. “Nós fazemos esse trabalho comunitário porque acreditamos que é possível mudar. Para que a mudança comece a acontecer, tem que haver um envolvimento concreto de toda a sociedade, com as instituições públicas e privadas, autoridades policiais e a implantação de projetos sociais conforme preceitua a nossa Constituição em seu artigo 227 e o Estatuto da Criança e do Adolescente no seu artigo quarto. Mas, para tanto, há que se pôr de lado ódios e medos e darmos as mãos, pois só com amor, educação, união, entendimento, fraternidade e concórdia podemos ter êxito. Nosso Conselho de Segurança irá, dentro da mais estrita observação das diretrizes emanadas do Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, a que é vinculado, perseguir esta interação certos de que, embora paulatinamente, será o caminho do retorno à tranquilidade e à paz. É o que nós pensamos e queremos para a nossa sociedade”, declarou.

Também prestigiaram o evento o subsecretário de Segurança e Ordem Pública, Jorge Ribeiro, acompanhado de membros da corporação das guardas civis Municipal e Ambiental; o representante do Instituto de Segurança Pública (ISP) do Estado do Rio de Janeiro, Diogo Gimenes; a vice-presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Iguaba Grande, Carla Freitas; o superintendente do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de São Pedro da Aldeia (Previspa), Mário César Cordeiro; o presidente da Cruz Vermelha Brasileira da filial aldeense, Victor Marcelo Silva, ao lado de socorristas voluntários da instituição; a presidente do grupo de apoio a portadores de câncer “Viva a Vida Mulher”, Silvia Andrade; o presidente da Associação Comercial, Industrial, Turística e Agrícola de São Pedro da Aldeia (ACIASPA) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de São Pedro da Aldeia, Elton Jhonson; o presidente do Conselho do São Pedro Esporte Clube (SPEC), José Dirceu; a diretora municipal de Cultura, Norma Almo, e o presidente da Associação de Moradores do bairro Recanto do Sol, Jaimisson Pereira, dentre outros líderes comunitários e membros da sociedade civil.

Realizadas às segundas quartas-feiras de todo mês, as reuniões do CCS de São Pedro da Aldeia acontecerão na Casa de Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, no Centro da cidade. Todos os encontros são abertos à população.

Fonte – Texto: Raíra Morena
Fotos: Jefferson Viana
ASCOM/PMSPA






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *