SÃO PEDRO DA ALDEIA COMEMORA 402 ANOS COM TRADICIONAL DESFILE CÍVICO

CIDADES EVENTOS REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

O tradicional Desfile Cívico Escolar em celebração aos 402 anos de fundação de São Pedro da Aldeia, comemorado nesta quinta-feira (16), foi um sucesso. O evento, que aconteceu no Centro da cidade, reuniu moradores, autoridades municipais, alunos da rede pública, particular e estadual, além de grandes parceiros da Prefeitura aldeense. Estiveram presentes na celebração o Prefeito Cláudio Chumbinho, o vice-prefeito Mauro Lobo, o presidente da Câmara dos Vereadores, Bruno Costa, o contra-almirante da Força Aeronaval, André Novis Montenegro, o comandante da Base Aérea Naval, Vinicius Azevedo Lima, o Comandante do CIAAN, Fabiano Sasse, o major da Polícia Militar, Oliveira, o major do Corpo de Bombeiros, Jefferson Porto, o secretário de Educação, Alessandro Teixeira, dentre outros secretários municipais, além de vereadores e demais autoridades.

Na ocasião, o Prefeito de São Pedro da Aldeia, Cláudio Chumbinho, agradeceu todo o carinho da população. “É um momento de muita alegria! São Pedro da Aldeia é um município que vem trabalhando com muita transparência e responsabilidade. Apesar do momento difícil que o país está vivendo, São Pedro da Aldeia não parou, todos os serviços essenciais estão sendo realizado e, se Deus quiser, muitas coisas boas vão vir para o município até o final do nosso mandato. Só tenho a agradecer e parabenizar a população aldeense”, declarou.

O dia começou com a alvorada festiva. O rito oficial de hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal aconteceu em três pontos do centro da cidade. Primeiro na Câmara Municipal, depois na sede da Prefeitura e, por último, na Praça Dr. Plínio de Assis Tavares, a Praça do Canhão. Em seguida, as autoridades se dirigiram à Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, onde foi oferecido um café da manhã.

Às 9h, abrindo o evento, o céu aldeense foi palco para manobras de aeronaves da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia. Diante do palanque, abriram o desfile a Marinha do Brasil, os estudantes da Escola Almirante Carneiro Ribeiro, alunos do Programa Forças no Esporte (PROFESP) e outras forças militares, como Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Corpo de Bombeiros. Também desfilaram a Defesa Civil Municipal e a Cruz Vermelha Brasileira – filial de São Pedro da Aldeia, o Grupo de Escoteiros, os representantes do FEMAMSPA, bem como a equipe da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, com os Guardas Municipais, e a equipe da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.

A frota municipal desfilou logo em seguida, com os ônibus escolares, carros das Secretarias e o maquinário da Secretaria Municipal de Serviços Públicos. Alunos aldeenses segurando bandeiras com a palavra paz em cinco idiomas diferentes foram um dos destaques do evento. A Escola Municipal de Artes, com suas belíssimas apresentações, abriu caminho para as outras escolas municipais, instituições correlatas, entidades e ONGs. As 13 bandas marciais animaram a plateia, dando ao desfile um toque especial de arte e performance.

O secretário de Educação, Alessandro Teixeira, falou sobre a celebração. “O tema que foi apresentado na Avenida foi sobre a Paz e o nosso desejo é esse, que cada pessoa seja uma promotora da paz, que multiplique isso dentro de casa, na escola. Ressalto a participação de toda equipe do governo municipal. Participaram ativamente para que pudéssemos apresentar essa alegria para festejar os 402 do município. Agradeço a confiança que o prefeito Cláudio Chumbinho deposita na Educação e em todos os seus secretários. Ele acredita, incentiva e, sobretudo, dá autonomia para que a gente possa agir para o bem da cidade”, destacou.

O Desfile Cívico Escolar, organizado pela Secretaria de Educação, teve como tema central “A Paz do Mundo começa em mim”. Cerca de 2.000 alunos das 41 unidades escolares da rede municipal fizeram parte do evento. Ao todo, 72 instituições passaram pela avenida. As escolas desfilaram divididas pelos subtemas “Plantando hoje para colher amanhã”, “Brincadeira é coisa séria”, “Educação é a melhor solução”, “Valorize a diversidade, respeite das diferenças”, “Saúde e Paz! Do resto a gente corre atrás”, “Cultura e Arte! Eu faço parte”, “Cultive coisas boas para a vida florescer”, “A paz no trânsito é você quem faz”, “Paz! Na rede social e na vida real”, “Sou cidadão- Mereço proteção” e “Paz e harmonia: eis a verdadeira riqueza da família”.

A diretora da Escola Municipalizada José Guimarães, Mirna Souza, falou sobre a participação da escola. “Mais um ano de desfile que os alunos e suas famílias estão participando, graças a Deus mais uma etapa vencida. Agradeço a participação da família José Guimarães no desfile cívico”, comentou.

Também fizeram parte do momento o Grupo Alegria de viver, a creche escola Pedacinho do saber, a Amigas da Mama, o Colégio Cenecista Almirante Barroso, Lions, Rotary Club, Observatório Social, Centro Cultural Passos para o Futuro Ballet, Escola Disneylândia, Colégio Silva Serpa, Instituto de Cultura Mestre Brasilia, UNOPAR, UNIENF, e a equipe do Teatro Municipal Dr. Átila Costa. Após a passagem dos profissionais da Secretaria de Educação, as apresentações das bandas marciais convidadas encerraram o Desfile Cívico Escolar.

“A festa de aniversário da cidade foi muito bonita. Vim ver meu filho desfilando e fiquei toda orgulhosa. Que a tradição do desfile se mantenha por todos os anos”, afirmou a moradora e mãe de aluno, Graziele Santos.

As festividades pelo aniversário do município terão continuidade à noite, com a Missa pelo povo aldeense, na Igreja Matriz de São Pedro, às 19h, e o “Festival 402 anos”, que acontecerá até sábado (18).

 

Fonte ASCOM/PMSPA

Por Mariane Rodrigues


 





 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *