SÃO PEDRO DA ALDEIA – Cultura inicia preparativos para o Carnaval 2019 em São Pedro da Aldeia

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Os preparativos para as festividades do Carnaval 2019 seguem a todo vapor em São Pedro da Aldeia. Para garantir a ornamentação dos espaços públicos, a matinê e o tradicional desfile dos Bonecões, a equipe da Secretaria Adjunta de Cultura está empenhada nos trabalhos de confecção dos enfeites, restauração dos adereços e bonecos, além da produção dos eventos e ensaios com a banda sinfônica. A instalação das peças decorativas está prevista para a próxima semana com a colocação dos totens na entrada da cidade. A folia aldeense começa no dia 01 de março e se estende até o dia 05 de março com shows e passagem de blocos nas avenidas e praças do Centro, praias e em diversos bairros do município. Já neste domingo (24) acontece o pré-carnaval, comandado pelo Bloco Carnavalesco Genérico Esporte e Lazer, com saída às 13h no bairro São José.

Foto Renato Fulgoni

Secretária Adjunta de Cultura, Edlúcia Marques falou sobre as expectativas para a folia na cidade. “Estamos muitos felizes e empenhados na preparação do Carnaval de São Pedro da Aldeia. É uma festa alegre, familiar, que tradicionalmente agrega muitas pessoas, moradores e visitantes de diversos municípios. Teremos programação para públicos de todas as idades. Todas as Secretarias estão envolvidas para proporcionar uma festa de muita segurança e diversão para todos. Teremos também muitos atrativos nas praias e nos bairros, valorizando também os artistas da cidade”, disse.

Foto Renato Fulgoni

Um dos profissionais envolvidos no processo criativo das decorações carnavalescas, o artista plástico Flávio Rangel comentou sobre seu trabalho à frente da confecção dos desenhos e da recuperação dos bonecões. “A nossa ideia é fazer nove desenhos, todos com foco em personagens tradicionais e figuras simbólicas do Carnaval. Esses desenhos vão servir para diversos usos, desde a confecção de banners e totens, até camisetas. O próximo passo será a restauração dos bonecões, que são esculpidos em isopor, com a repintura e reparos gerais na estrutura dos cabeções e na vestimenta. Nossa intenção é resgatar e manter os valores tradicionais dessa grande festa popular”, afirmou.

Foto Renato Fulgoni

Idealizados e produzidos pelo artista, os desenhos em aquarela servirão como base para a confecção dos totens carnavalescos, que serão instalados nos postes de luz ao longo da Avenida São Pedro, na principal entrada da cidade. Os desenhos têm como inspiração símbolos, elementos e figuras representativas do Carnaval, como máscaras, confetes e serpentinas, além do Pierrô, Arlequim e Colombina. Decorações e rabiolas também enfeitarão a Praça Agenor Santos, garantindo um colorido especial à festa na cidade. Além de Flávio, o artesão Márcio Alexandre Oliveira também está envolvido na produção artística.

Uma das atrações mais aguardadas na folia aldeense, anualmente o Bloco dos Bonecões arrasta milhares de pessoas às principais avenidas do Centro, homenageando personalidades que marcaram a história do Carnaval na cidade. Ao todo, 15 bonecos gigantes, no estilo de Olinda, integram o bloco de rua da Prefeitura. A novidade, este ano, será a participação da Corporação Musical Nilda Felizardo (Comnife), que vai comandar a musicalidade do desfile. O conjunto, fruto de um projeto social sem fins lucrativos, é composto por instrumentos melódicos, de sopro e percussão. A passagem do bloco acontecerá a partir das 20h, com saída da casa da Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos. As datas dos desfiles serão divulgadas em breve.

Foto Renato Fulgoni

Outra programação de destaque no CarnAldeia é a matinê da Praça Agenor Santos, a Praça da Matriz. Realizada pela Secretaria Adjunta de Cultura, a atração é voltada para os foliões mirins e oferece diversas atividades lúdicas e recreativas para a criançada, como pintura facial, foto maluca, concurso de fantasia, música, animação cultural e brincadeiras variadas. O espaço também contará com estrutura coberta. A matinê será realizada no sábado, domingo, segunda e terça-feira, das 19h às 22h.

Este ano, o Carnaval de São Pedro da Aldeia terá, ainda, shows com Thiago Castelen, Grupo Me Leva Aí, Banda Aquarela, Grupo Paixão Nacional e Tambores Urbanos, de sexta a terça-feira, a partir das 21h, no palco principal da Praça Agenor Santos. Nos bairros e nas orlas das praias, a animação será garantida durante todo o dia com a passagem de mais de 20 blocos de rua.

Confira a programação de blocos de rua e atrações musicais do “CarnAldeia” 2019:

· DOMINGO 24/02

13h – Genérico Esporte e Lazer (São José)

· SEXTA-FEIRA 01/03

20h – Deixa Amor (Boqueirão)

23h – Sou Tainha, Já Fui Piranha (Centro)

Atração no palco: Thiago Castelen

· SÁBADO 02/03

13h – Unidos da Pitória (Praia da Pitória)

15h – Esquenta na Folia (Praia da Pitória)

17h – Aperta que Dá (Praia do Sudoeste)

19h – Vai Kem Ker (Praia do Sudoeste)

19h – Matinê Infantil (Praça Agenor Santos/Centro)

21h – Pilantras (Poço Fundo)

21h – Vai Quem Quer (Ponta do Ambrósio)

22h – Camisolas (Centro)

23h – Azul e Branco (Baixo Grande)

Atração no palco: Grupo Me Leva Aí

· DOMINGO 03/03

11h – Carrapeta (Baixo Grande)

12h30 – Piranhas (Praia da Pitória)

15h30 – Ipê (Praia da Pitória)

15h – Samba Solto (Porto da Aldeia, concentração sem desfile)

18h – Pesquei na Proa e Virei Piranha (Praia do Sudoeste)

19h – Poeira (Baixo Grande)

19h – Matinê Infantil (Praça Agenor Santos/Centro)

21h – Boi Bandido (Poço Fundo)

00h – CarnaGay (Centro)

Atração no palco: Banda Aquarela

· SEGUNDA-FEIRA 04/03

13h – Unidos da Pitória (Praia da Pitória)

15h – Do Sol (Poço Fundo)

17h – Aperta que Dá (Praia do Sudoeste)

19h – Vai Kem Ker (Praia do Sudoeste)

19h – Matinê Infantil (Praça Agenor Santos/Centro)

22h – Poeira (Baixo Grande)

00h – Azul e Branco (Baixo Grande)

00h – Gago Folia (Centro)

Atração no palco: Grupo Paixão Nacional

· TERÇA-FEIRA 05/03

12h30 – Piranhas (Praia da Pitória)

15h30 – Ipê (Praia da Pitória)

18h – Império (Praia do Sudoeste)

19h – Matinê Infantil (Praça Agenor Santos/Centro)

21h – Poeira na Pomba (Baixo Grande)

Atração no palco: Tambores Urbanos

 

Fonte ASCOM/PMSPA

Por Raira Morena






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *