SÃO PEDRO DA ALDEIA – Curso de Tratorista é sucesso em São Pedro da Aldeia

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, em parceria com o Sindicato Rural de Araruama, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), encerrou com sucesso o curso de Tratorista no município. A capacitação certificou cerca de 15 profissionais, sendo servidores da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda e pequenos produtores rurais aldeenses. O curso de Tratorista em São Pedro da Aldeia foi uma ação pioneira no Estado do Rio de Janeiro para treinamento de municípios, incluindo aulas teóricas e práticas.


Durante as aulas foram desenvolvidos temas como mecanismos de funcionamento, composição, regulação, implementos, uso na prática rural, manutenção do maquinário, dentre outros assuntos. A capacitação ocorreu após a chegada de um trator e de uma retroescavadeira ao município. As máquinas foram obtidas por meio de emenda parlamentar do Ministério da Agricultura, para a montagem da patrulha mecanizada municipal.


O secretário de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Dimas Tadeu, destacou a importância de parcerias para a realização de cursos e capacitações em São Pedro da Aldeia.

“Atualmente, os nossos operadores de máquinas estão todos treinados e capacitados, esse é um grande ganho para nós. Os profissionais foram capacitados para manutenção, operação e trabalho com os principais implementos. Destacamos ainda a parceria com o Sindicato Rural de Araruama e o SENAR para a chancela do curso, além da participação do MAPA, por meio do agente de atividades agropecuárias do Ministério, Pedro Catete. Como Prefeitura, cedemos o espaço e estrutura para a realização do curso. Conseguimos realizar, cada um em sua participação, praticamente sem custo financeiro direto. Agradeço o empenho de todos para que tudo desse certo, essa união em prol da ação foi o mais importante”, destacou o secretário.


Um dos participantes do curso, o servidor da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Sebastião Cordeiro, comemorou a capacitação.

“Sou servidor concursado para operador de máquinas pesadas, o curso de tratorista foi excelente, gostei muito de participar. O curso de tratorista foi uma capacitação que agregou muito conhecimento, tanto prático como teórico”, destacou o servidor aldeense.

Fonte ASCOM/PMSPA

Por Luana Macêdo





Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *