SÃO PEDRO DA ALDEIA – Defesa Civil de São Pedro da Aldeia orienta sobre cuidados com fogos de artifício

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

A Defesa Civil de São Pedro da Aldeia vai realizar um trabalho de prevenção a respeito da queima de fogos de artifício. Durante o dia 31 de dezembro, uma equipe percorrerá toda a orla da cidade, além dos condomínios, realizando orientações sobre o uso correto do produto. Para evitar acidentes ocasionados pela queima de fogos, a Defesa Civil alerta sobre os cuidados necessários com o manuseio do material explosivo.

Foto: Renato Fulgoni

De acordo com o diretor da Defesa Civil aldeense, Marcus Dothavio, a primeira recomendação é comprar fogos de artifício apenas em lojas vistoriadas e autorizadas pelo Corpo de Bombeiros Militar, com o alvará fixado em local visível. O lançamento dos foguetes deve ser feito somente em lugares espaçosos, com circulação de ar e descobertos, para não bloquear a trajetória da carga, e longe das redes de eletricidade. “Não se deve acender os fogos próximo ao rosto, apontar o produto em direção à outra pessoa e nem colocá-lo em garrafas ou tijolos”, explica Dothavio.

A maior causa de ocorrências está relacionada às tentativas de reacender o foguete após falha do produto. Nesse caso, é recomendado jogar água no pavio para segurança. O consumo de bebida alcoólica também é um fator pode que levar a incidentes.

Em caso de algum acidente, a orientação é lavar a parte do corpo atingida com água corrente. Para casos de hemorragia, a recomendação é estancar o local atingido e colocar a parte ferida para o alto. “É importante que a pessoa nunca passe nenhum produto no ferimento e procure um atendimento especializado, ou ligue para o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193, e a Defesa Civil no 199”, salienta Marcus Dothavio.

Confira outras dicas de segurança:

– Se for soltar fogos, não consumir nenhum tipo de bebida alcoólica;

– Siga as instruções das embalagens. Acidentes são comuns com pessoas que não usam os fogos de maneira correta;

– Não utilize o produto em locais onde há perigo de incêndio. Próximo de residências também não é aconselhável;

– Nunca solte os foguetes ou bombas dentro de canos, caixas de esgoto, recipientes de vidro e afins;

– Peça para que as pessoas se afastem e nunca solte os fogos em direção a alguém;

– Em caso de realização de shows pirotécnicos, é aconselhável contratar profissionais especializados em fogos de artifício;

– Nunca deixe o produto próximo ao corpo, nem perto de fogões, isqueiros, fumantes e crianças;

– Mantenha as crianças sempre longe e não transporte os fogos nos bolsos.

Foto: Renato Fulgoni

ASCOM/PMSPA
Texto: Gabrielly Costa
Fotos: Renato Fulgoni

 






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *