SÃO PEDRO DA ALDEIA – DESFILE, CANTATA E ATRAÇÕES CULTURAIS SÃO DESTAQUES NA ABERTURA DO NATAL EM SÃO PEDRO DA ALDEIA

CIDADES EVENTOS REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

A tradicional abertura do Natal em São Pedro da Aldeia, na noite desta quinta-feira (06), foi marcada por muitas atrações culturais, banda sinfônica e a participação de cerca de 300 crianças de instituições sociais, ONGs e unidades escolares do município. Realizada anualmente, a programação contou com desfile natalino pelas ruas do Centro, Cantata, apresentações de dança, canto e música, além de distribuição de lanches e brindes. Para o evento, a Casa dos Azulejos recebeu decoração especial para a recepção ao Papai Noel. A programação foi uma realização da Prefeitura aldeense, por meio da Subsecretaria de Turismo.

O subsecretário de Turismo, Luiz Carlos Rocha, acompanhou toda a programação e comemorou a realização das festividades tradicionais no município. “Nós temos a honra e a satisfação de realizar esse evento e temos que agradecer ao Prefeito Cláudio Chumbinho por nos dar essa oportunidade de estar à frente desse início de festejos, que vão culminar no sábado com a abertura da Casa do Papai Noel. Para a abertura, preparamos uma programação com muitas atividades para as crianças, com a participação do coral da cidade, muita dança, música, além do Desfile com o Papai Noel. A família Turismo está de parabéns e agradeço também às secretarias parceiras. Esse evento de abertura é sempre uma grande atração na cidade e nós precisamos preservar as tradições. E, o mais importante, sem esquecer do sentido real dessa festa, que é o nascimento de Jesus”, destacou.

Abrindo a programação em clima de festa e alegria, o tradicional desfile de Natal percorreu as ruas do Centro da cidade. Guiados pelo carro do Papai Noel, a mobilização atraiu a atenção de comerciantes, moradores e turistas que paravam para saudar e tirar fotos. Ao som da corporação musical Nilda Felizardo (Comnife), os integrantes desfilaram devidamente caracterizados, acompanhados pelas famílias, mães, pais e equipes de coordenação das instituições e escolas participantes. A representação bíblica do Natal mais uma vez esteve presente, com a tradicional encenação da Sagrada Família. O percurso também contou com trenzinho para o transporte das crianças até o retorno para a Casa dos Azulejos. Para garantir a segurança dos participantes durante todo o trajeto, agentes da Guarda Municipal realizaram a escolta e o ordenamento do trânsito, com o apoio de viaturas. O trabalho contou com supervisão da secretária de Segurança e Ordem Pública, Leila Neves.

Dono de um posto de gasolina no Centro da cidade, o empresário Igor Lobo parou para prestigiar o Desfile e fez questão de elogiar o evento. “Eu acho uma iniciativa muito bacana da Prefeitura, chama a atenção principalmente das crianças, todo mundo admira, tira fotos e se diverte. Isso movimenta o centro da cidade e já que é tão tradicional, tem que manter. Acaba sendo uma atração para São Pedro da Aldeia”, destacou.

Abrindo as apresentações culturais na Casa dos Azulejos, o coral infantil do Jardim Escola Arca de Noé e Centro Educacional Silva Teixeira encantou a todos com performance musical coreografada. Cerca de 80 alunos entre 2 e 10 anos de idade, do segmento Infantil e Fundamental I, participaram da abertura. Mãe da aluna Isabela, Fabiana Salvan se mostrou satisfeita com a experiência. “Essa é a primeira vez que trago a minha filha com a escola e gostei muito. Com certeza, será a primeira vez de muitas, pois pretendemos voltar no próximo ano. É uma iniciativa muito legal, envolve toda a cidade e é algo muito empolgante para as crianças. É muito importante termos programações como essa nesse período de Natal, de confraternização, de união, e as crianças adoram, tiram fotos e se divertem. É uma programação completa, a organização está nota 10 e muito linda. A Prefeitura está de parabéns”, disse.

Dando continuidade às performances culturais da noite, as crianças do pré, 1º e 2º ano do projeto “Esporte na Escola”, da Escola M. Flonete Alexandrino da Silva, no bairro Boqueirão, encantaram o público com um show de balé. Em seguida, foi a vez das alunas do 3º e 4º ano, que também se apresentaram com balé, acompanhadas pela instrutora e coreógrafa do projeto, Renata Brito.

Em sua estreia no Natal aldeense, o coral municipal “Cantores da Aldeia” fez sucesso com performances marcantes e muita harmonia vocal. Sob o comando do maestro Max Oliveira, o coro apresentou canções do cancioneiro popular brasileiro e músicas natalinas consagradas. Também houve um momento de homenagens aos incentivadores do grupo.

A programação continuou com a performance artística de dança de rua do Studio Master Dance, com coreografia de Samanta França. Na sequência, a Escola de Artes apresentou as coreografias de jazz infantil e dança urbana, do coreógrafo Júlio César, sob a direção do coordenador de danças da unidade, Ramirez Menezes. Logo após, houve a performance de dança gospel do Ministério Cristão Aprisco, seguida pela apresentação do grupo de dança da Igreja Assembleia de Deus Socorro Urgente, do bairro Morro dos Milagres.

Na sequência, foi a vez da banda sinfônica Comnife, do bairro Mossoró. O conjunto, formado por instrumentos melódicos, sopro e percussão, apresentou repertório eclético, mesclando obras clássicas com sucessos da Música Popular Brasileira (MPB), sob regência do maestro Matheus Coy. Encerrando as atrações artísticas, foi realizada a apresentação do grupo de dança do ventre Star, seguida pela apresentação da cantora gospel Silvia Andrade, presidente do grupo de apoio a mulheres com câncer, o Viva Vida Mulher. Fechando a programação com chave de ouro, o coral municipal retornou para a última apresentação natalina da noite.

Participaram do evento crianças integrantes do Núcleo de Assistência Social e Educação para a Vida Paulo de Tarso (NEDVIDA), projeto Curumin, da Fundação Para a Infância e Adolescência, e da casa de Apoio Sementes do Amanhã, no bairro Porto da Aldeia. A secretária adjunta de Cultura, Edlúcia Marques, também prestigiou as festividades.

 

Fonte ASCOM/PMSPA






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *