SÃO PEDRO DA ALDEIA – Educação aldeense realiza palestra em Universidade na Argentina

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

O município de São Pedro da Aldeia foi mais uma vez destaque em terras argentinas. A Secretaria Municipal de Educação realizou uma palestra na Universidade Nacional de Santiago del Estero, sediada na cidade de mesmo nome,  na Argentina. Cerca de 80 alunos, além de professores e reitores, participaram do evento. O encontro aconteceu durante a passagem da comitiva aldeense pelo I Congresso Internacional de Turismo e Pluriculturalismo, realizado em Aguilares, Tucumán.

 Um dos palestrantes foi o representante da Secretaria de Educação, Aluísio Braga, que falou sobre o Turismo de Estudo e Intercâmbio em espanhol. “São Pedro da Aldeia, como outros destinos da Costa do Sol, é uma cidade turística, então é preciso se capacitar para receber o turista e facilitar a comunicação. A mesma palestra realizada no Congresso foi feita na Universidade. Ao lado da Elizabeth Franco, que abordou o Turismo da Paz, falei sobre a importância do estudante realizar intercâmbios para ampliar o conhecimento e vivenciar novas experiências. Precisamos pensar de que forma isso seria feito, mas a Secretaria de Educação segue mantendo contato com a Universidade, já que eles expressaram o desejo de fazer uma parceria com a Prefeitura de São Pedro da Aldeia”, comentou Aluísio.

Para encerrar a palestra, foi apresentado um vídeo em espanhol com cumprimentos do Secretário de Educação, professor Walzi Sampaio. A comitiva aldeense completou seu intercâmbio com visitas às cidades de Cafayate, Santa Ana, La Rocha e Santiago Del Estero. Realizado por Nancy Rosales e Diego Araoz da TucSur, organizadora do evento, o roteiro da viagem contemplou ainda visitas a pontos turísticos, reuniões, almoços de trabalho e apresentações artísticas de músicas e danças do folclore argentino.

Secretário de Turismo da cidade de La Cocha, Jeronimo Coviello destacou a oportunidade de intercâmbio entre as cidades. “A carreira de Turismo em La Cocha tem a exigência de dois anos de Português, porque o idioma é muito importante para nós. Futuramente poderemos analisar a viabilidade de possíveis intercâmbios entre os locais. Que venham estudantes de São Pedro da Aldeia para nossa cidade, aprender sobre a cultura, os costumes, nossos pontos turísticos e nossa história, temos muitas coisas para oferecer”, disse.

A participação do município ocorreu sem nenhum tipo de ônus para a Prefeitura aldeense, já que o custeio da viagem foi oferecido pelo governo de Tucumán. O objetivo foi proporcionar uma integração internacional em prol do desenvolvimento socioeconômico, cultural, turístico e educacional de São Pedro da Aldeia.

Um dos organizadores do Congresso Internacional, Diego Araoz fez uma breve avaliação sobre a presença da comitiva aldeense. “Essa participação foi muito gratificante, porque permitiu a todos aprimorar nossos conhecimentos e estreitar relações. Estamos conversando sobre um possível intercâmbio entre alunos de São Pedro da Aldeia e de Tucumán, então foi um encontro muito positivo e que vai gerar grandes frutos”, comentou.

 Fonte ASCOM/PMSPA
Texto: Gabrielly Costa
Foto: Arquivo Pessoal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *