SÃO PEDRO DA ALDEIA – ENCERRAMENTO DO PROJETO “BALAIO DE GATO” É SUCESSO EM SÃO PEDRO DA ALDEIA

CIDADES EVENTOS REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Educação, promoveu a culminância do projeto “Balaio de Gato” no último sábado (02). O evento aconteceu no Teatro Municipal Dr. Átila Costa, que ficou lotado com alunos, pais e profissionais da rede municipal de ensino. O encontro proporcionou uma manhã lúdica com exposições e diversas apresentações preparadas pelas 30 unidades escolares que possuem turmas de Educação Infantil. O secretário da pasta, professor Walzi Sampaio, as subsecretárias de Educação, professoras Lúcia Nogueira e Isabel Mendes, e a diretora de Educação, Júlia Regina Pereira, acompanharam as atividades do dia.

De acordo com o secretário de Educação, professor Walzi Sampaio, o projeto “Balaio de Gato” foi um sucesso de muitos corações. “A ideia de que há um pote criativo que tem vida do lado de dentro é o que orienta o ‘Balaio de Gato’ e, por isso, é que vemos toda essa beleza. As nossas crianças produziram coisas, sacudiram o balaio e o resultado de toda essa arte é essa beleza de pequenos trabalhos. Eu tenho uma grande emoção e muito orgulho de poder falar sobre esse projeto. Agradeço a todos da SEMED que tornaram possível o evento, as famílias e comunidades, o apoio que recebemos do Prefeito Cláudio Chumbinho, que é extremamente ligado ao processo da educação. Esse sucesso é de todos nós”, afirmou Walzi, que acompanhou as apresentações ao lado da família.

Todo o trabalho realizado nas escolas, entre maquetes, banners e cartazes, estavam expostos logo na entrada do Teatro Municipal. No interior, o palco decorado recebeu os alunos da Creche Tia Márcia, primeira unidade a se apresentar, com a música “Como é bom ser criança”, da Xuxa. Em seguida, foi a vez do desfile das estações do ano da Escola Municipal José Teixeira Paulo. Os alunos da Escola Municipal Menino Jesus se apresentarem ao som de “Super amor”, de Luan Santana, vestidos de super-heróis. A E. M. Jardim Primavera escolheu levar ao palco a canção “Você é especial”, de Aline Barros. A E. M. Quilombola Dona Rosa da Silveira apresentou a dança “Boi Pintadinho”, seguida pela Escola Municipal Elízio Ignácio Rangel, que encantou a todos com a dança “Um lindo balão azul”. Já as alunas da E. M. Jamila Mota da Silva deram um show de coreografia com a canção “Banho de Lua”.

Coordenadora da Educação Infantil, Ivonete Simões falou sobre o objetivo do projeto. “A equipe de Educação Infantil agradece aos diretores, educadores, alunos e equipe SEMED pelo maravilhoso evento realizado. O projeto ‘Balaio de Gato’ é desenvolvido nas unidades escolares e tem como objetivo garantir, através da organização dos espaços e tempos, que as experiências múltiplas onde a criatividade, a pesquisa, a imaginação e a expressão das crianças nas diferentes linguagens, sejam contempladas e estimuladas”, declarou.

As Escolas José Guimarães e Flonete Alexandrino da Silva apresentaram as canções “Amiguinhos” e “Magali”, respectivamente. Os alunos da E. M. Antônio Rodrigues dos Santos dançaram “Flor de Mamulengo”, de Bia Bedran, e receberam aplausos calorosos da plateia, assim como a Escola Municipalizada Pequiá, que subiu ao palco com a dança “Menina Bonita”. Homenageando o município, a Escola Municipal Aurelino Martins dos Santos apresentou a peça teatral “São Pedro da Aldeia – 400 anos de conto e encanto”. A Escola Municipal Dr. Plínio de Assis Tavares subiu se apresentou ao som de “Aquarela” e ainda fizeram uma homenagem aos 45 anos da unidade escolar. Encerrando as atividades escolares, a Escola Professora Carolina Nazaré Teixeira Pinheiro apresentou a coreografia “Dança Gaúcha”.

Diretora da E. M. Jardim Primavera, Maria Regina Rezende falou sobre o processo de trabalho da unidade. “A nossa escola apresentou a música ‘Você é especial’ com os alunos da Educação Infantil do Pré II A e B. Os trabalhos são realizados com os alunos em sala de aula através de atividades lúdicas e as crianças amaram. O evento foi maravilhoso e os pais adoraram participar com seus filhos”, comentou.

O evento contou ainda com a apresentação da peça da Escola de Artes Municipal “A Palharina” e a palestra “Psicomotricidade na Educação Infantil” para os profissionais presentes, ministrada pela diretora adjunta da Escola Municipal Antônio Vaz da Silva, Denise Alves.

Fonte ASCOM/PMSPA

Por Marianne Rodrigues

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *