SÃO PEDRO DA ALDEIA – Encerramento do Projeto Defesinha é sucesso em São Pedro da Aldeia

CIDADES ESPORTE EVENTOS REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Segurança e Ordem Pública e da Coordenadoria de Defesa Civil, realizou nesta sexta-feira (03) a cerimônia de encerramento do Projeto Defesinha – Verão 2017. Ao todo, 120 crianças e 15 monitores voluntários participaram da colônia de férias educativa, que realizou atividades em diversas cidades da região. Voltado para crianças de 4 a 14 anos, o projeto teve início no dia 23 de janeiro. Compuseram a mesa de solenidade o secretário de Segurança e Ordem Pública, Edmilson Bittencourt, o coordenador do projeto, Marcus Dothávio, os vereadores Cláudia Gregório e Ediel Teles, o representante do Governo do Estado, Alzimar Pontes, e o representante do Clube de Desbravadores, Paulo Gilberto.

Foto Renato Cosme Fulgoni

Em nome do Prefeito Cláudio Chumbinho, o secretário de Segurança e Ordem Pública, Edmilson Bittencourt, agradeceu a todos que colaboraram para o sucesso do projeto. “Gostaria de parabenizar a criançada presente em todos os dias, que brincaram, passearam e, acima de tudo, aprenderam. Tenho certeza que cada um levará essa experiência para o resto da vida. O Projeto Defesinha é motivo de muito orgulho para nós, São Pedro da Aldeia foi o único município da Região dos Lagos a realizá-lo”, afirmou.

Edmilson Bittencort – Foto Renato Cosme Fulgoni

Realizada no Colégio Disneylândia, a solenidade teve início com uma apresentação do Clube de Desbravadores de São Pedro da Aldeia. O grupo conversou com as crianças sobre suas ações educativas, acampamentos, visitas a asilos e orfanatos, além da participação em campanhas de alimento e doação de sangue.

Com o objetivo de proporcionar atividades de cidadania visando o aprimoramento cultural, a preservação do ambiente e a interação social, o Projeto Defesinha ofereceu visita ao Corpo de Bombeiros, atividades na Praia do Sudoeste e momento cultural no circo. Em visita à Ilha do Japonês, em Cabo Frio, as crianças participaram da palestra da campeã triatleta Monike Azevedo; competições e recreação foram realizadas na Praia de Geribá, em Armação dos Búzios. Para discutir ecossistemas da região, o grupo visitou a Praia do Pontal, em Arraial do Cabo.

Campeã triatleta Monike Azevedo – Foto Renato Cosme Fulgoni

O tema conhecimento e história foi trabalhado com visita à Casa da Flor e atividades de incentivo à limpeza da orla; ecologia e preservação, visita ao canto da Praia do Forte, em Cabo Frio, Laguna de Araruama – APA Pau Brasil. Sobre a educação ambiental, as crianças visitaram a Praia Ponta dos Cardeiros (Fazenda Roberto Marinho), em São Pedro da Aldeia. Orientações sobre correntezas, valas e correntes de retorno foram trabalhadas sob o tema adaptação ao Meio Líquido.

Coordenador do projeto, Marcus Dothávio – Foto Renato Cosme Fulgoni

De acordo com o coordenador do projeto, Marcus Dothávio, a equipe vai manter contato mensal com os alunos por meio de atividades e o comportamento de cada um vai ser fundamental para novas participações.  “O aluno defesinha tem que ser exemplo para outras crianças. Esse é um projeto totalmente educativo. Pensamos em todos os detalhes e procuramos colocar muitas atividades no nosso município, porque temos que valorizar nossa cidade e ter orgulho de morar em São Pedro da Aldeia. Quando visitamos os outros municípios, muitos turistas, estrangeiros e pais nos pararam para saber sobre a iniciativa”, declarou.

Vereador Ediel Teles – Foto Renato Cosme Fulgoni

Na ocasião, os monitores voluntários dessa segunda edição do projeto, cadastrados pela Defesa Civil, foram homenageados. Após a solenidade de entrega dos certificados, os participantes do Projeto Defesinha – Verão 2017 fizeram o juramento em que prometeram cumprir todos os ensinamentos, respeitar o próximo, cuidar da natureza, ser um cidadão consciente e amar a cidade.

Vereadora Cláudia Gregório – Foto Renato Cosme Fulgoni

Para Angeline Alves, mãe do aluno Bernardo, de 11 anos, a iniciativa da Prefeitura de oferecer uma colônia de férias educativa para as crianças do município é interessante e deve continuar. “Quando eu era mais nova, participei do escoteiro e achei que seria legal que o Bernardo participasse desse projeto, já que ele nunca participou de uma colônia de férias antes. A experiência foi muito bacana, meu filho chegava todos os dias em casa com uma novidade”, comentou.

ASCOM/PMSPA

Texto: Gabrielly Costa

Fotos: ​Renato Fulgoni

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *