SÃO PEDRO DA ALDEIA – Encontro de professores em São Pedro da Aldeia discute os desafios contemporâneos da Educação

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Foi realizado na quarta-feira (01) o evento de retorno dos professores da rede municipal de São Pedro da Aldeia. O encontro foi realizado no Teatro Municipal Dr. Átila Costa, nos três turnos. Na ocasião, os profissionais da Educação aldeense acompanharam uma programação cultural da Escola de Artes e apresentação de vídeos. A palestra “Os Desafios Contemporâneos da Educação” foi mediada pelo secretário de Educação e coordenador do Fórum Municipal de Educação, Evaldo Bittencourt, com a participação do coordenador do Fórum Estadual de Educação (FEERJ), André Marinho, da vereadora e presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de São Pedro da Aldeia, Cláudia Gregório, e do secretário de Governo, Eronildes Bezerra. 

Participaram das mesas de abertura os secretários de Administração, Antônio Carlos Teixeira; de Segurança e Ordem Pública, Edmilson Bittencourt; de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Dimas Tadeu; o superintendente do Previspa, Mário César Cordeiro, além dos vereadores Beatriz Leite, Mislene dos Santos, Ediel Teles, Ronaldo Macedo e Leni Santos.

Abrindo as explanações, o secretário Evaldo Bittencourt desejou boas-vindas e um ótimo ano letivo aos profissionais que participaram do evento, além de registrar a satisfação em ter representantes da Câmara Municipal no encontro. “Estamos começando um novo ciclo de relação, principalmente da Secretaria de Educação, com a Câmara Legislativa, que agora conta com três professoras. Na parte da manhã, tínhamos 50% do Legislativo representado aqui. A Educação aldeense trabalha com seriedade, compromisso e paixão pelo que faz”, declarou.

A programação cultural nos três turnos ficou a cargo dos alunos da Escola de Artes. Na parte da manhã, apresentação de Jazz Dance com medley urbano e participação especial de Jonathan Daniel. No turno da tarde, as alunas do Ballet Clássico encantaram com a “Valsa das Flores”. Encerrando as atrações, os alunos da dança contemporânea apresentaram a “Divisão Celular”. O evento contou ainda com a participação da cantora Luciana, professora da E.M. Quilombola Dona Rosa Geralda da Silveira.

Coordenador do FEERJ, André Marinho considerou a reunião da rede municipal de ensino para debater e pensar dificuldades um momento ímpar. Em sua explanação, o professor de história abordou o direito à educação escolar e temas externos que influenciam no dia a dia do profissional. “Agradeço a oportunidade de participar do momento de abertura do ano letivo de São Pedro da Aldeia. Esse é um momento extravagante porque é um desafio enorme colocar profissionais da educação em turnos distintos e em um mesmo ambiente, para apresentar o que está sendo colocado para o ano letivo”, afirmou.

Após a palestra central, o secretário e a subsecretária de Educação, Evaldo Bittencourt e Claudete Ramos, e o subsecretário de Gestão Educacional, Vanderson Peres, formaram uma nova mesa para apresentação de diretrizes de trabalho 2017. O ano letivo tem como foco o fortalecimento das escolas e dos trabalhos desenvolvidos com o objetivo de garantir aos educandos o direito de aprender.

A vereadora Cláudia Gregório lembrou que também é responsabilidade do professor fazer com que a rede de ensino aconteça e não apenas dos gestores escolares e da Secretaria de Educação. A professora pediu que os educadores façam a diferença dentro da sala de aula. “Professores e professoras que fazem essa rede acontecer, sejam bem-vindos ao ano letivo de 2017. Temos certeza que vamos enfrentar os 200 dias, as 800 horas e alguns sábados letivos, porque acreditamos nessa rede e numa qualidade de ensino. Qualidade que passa por cada um de vocês dentro de sala de aula. Nós temos vários desafios e temos que fazer a nossa parte”, falou.

Encerrando a programação em todos os turnos, a secretária adjunta de Cultura, Edlúcia Marques, falou sobre as ações da pasta para o ano de 2017 e apresentou o mascote de celebração aos 400 anos do município. “A nossa pequena aldeia está virando uma grande cidade e não é qualquer município que faz 400 anos. Levaremos uma urna para todas as escolas municipais com cédulas e as crianças vão votar no mascote principal dos 400 anos e escolher seu nome. Também iremos disponibilizar urnas em lugares de convivência e estratégicos para votação, então qualquer aldeense pode votar”, explicou.

A rede pública de ensino de São Pedro da Aldeia recebe os alunos na próxima segunda-feira, dia 06 de fevereiro. 

Fonte ASCOM/PMSPA

Por Gabrielly Costa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *