SÃO PEDRO DA ALDEIA – Equipe do CAPSi de São Pedro da Aldeia participa de seminário interno sobre “Infância e Loucura”

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Saúde e do Programa Municipal de Saúde Mental, promoveu um seminário interno com a equipe de profissionais do Centro de Atendimento Psicossocial Infanto-juvenil (CAPSi) da cidade. A capacitação abordou o tema “Infância e Loucura” e foi ministrada pela psicanalista com mestrado em psicanálise clínica e doutorado em subjetividade Sandra Autuori, na sede do dispositivo.

Fotos: Renato Fulgoni

Diretora do Programa Municipal de Saúde Mental, Rosemary Calazans Cypriano destacou a escolha da profissional que ministrou o seminário. “Esse é um seminário interno onde a gente busca um momento de qualificação da equipe. A Sandra Autuori é uma funcionária pública que tem uma expertise importante com criança e adolescente com transtorno mental grave e persistente, incluindo álcool e outras drogas, que é funcionária do município de Rio de Janeiro e tem um trabalho com arte e saúde mental que é superimportante”, salientou.

O encontro teve início com a apresentação dos profissionais participantes, com metodologia participativa que estimulou a troca de experiência entre os participantes. Em seguida, a palestrante abordou questões de contexto histórico, perpassando pela Revolução Industrial e o higienismo, que foi o propulsor da psiquiatria infantil. A capacitação discutiu ainda o conceito de idiotia e a importância dos momentos de lazer, além da história do autismo e a mudança de concepção acerca do transtorno no passar dos anos.

Psicanalista com mestrado em psicanálise clínica e doutorado em subjetividade, Sandra Autuori compartilhou sua experiência na área. “Eu tive duas passagens no CAPSi participando da constituição do equipamento. O primeiro em Jacarepaguá, onde participei de todo o processo de um Serviço Ambulatorial Infanto-Juvenil que se transformou num CAPSi, e depois fui chamada para assumir a direção de um outro CAPSi em Madureira. Falei um pouco da clínica, dos dispositivos que são essenciais, a quem o CAPSi está direcionado e também sobre a história do autismo. Nós trocamos experiência para eu entender um pouco a configuração de São Pedro da Aldeia, porque cada lugar é diferente e isso sempre influencia tanto na clínica quanto na concepção do próprio CAPSi”, destacou.

Pioneiro na Baixada Litorânea, o Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil de São Pedro da Aldeia atende crianças e adolescentes na Rua São Pedro, nº 36, no bairro Estação, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30.

A coordenadora do CAPSi aldeense, Renata Alves, falou sobre a iniciativa. “Lidar com criança e adolescente é realmente muito difícil, então trazer quem já tem essa experiência é muito importante. O seminário faz parte do projeto do CAPSi como um momento de capacitação dos funcionários, que se sentem muito felizes, mais motivados e empoderados para colocar a mão na massa”, disse.

ASCOM/PMSPA
Texto: Gabrielly Costa
Fotos: Renato Fulgoni

 




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *