SÃO PEDRO DA ALDEIA – Festa do Folclore reúne aldeenses e turistas no domingo do feriadão

CIDADES EVENTOS SÃO PEDRO DA ALDEIA

A tradicional Festa do Folclore, resgatada pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Lazer, movimentou o domingo do feriadão da Padroeira no Largo do Coreto, em frente à Praça Agenor Santos (da Matriz). A praça de alimentação ficou tomada por aldeenses e visitantes ávidos para provar os quitutes da culinária de 18 estados, seis países e a do município, além de conhecer um pouco das tradições culturais de cada um desses locais.

tradicional Festa do Folclore 1

Cada participante convidado, selecionado entre Ongs, escolas e particulares, representou um país, estado ou município. Participaram da festa o Rotary, Clube da Melhor Idade, Associação dos Artesãos, Artesãos da Casa da Neusa, NED Vida, Rincão Dominicano, Escola de Dança Afro-carioca, Instituto Siqueira Félix, Escola Arca de Noé, duas escolas da rede municipal, além de colaboradores particulares.

No concurso promovido pela Secretaria, que analisou culinária, decoração da barraca e apresentação (dança, música, etc,,), vitória para a equipe do Teatro Municipal Átila Soares da Costa, que representou a França. Em segundo lugar, destaque para a Escola Arca de Noé, que representou a Itália e em terceiro, o Clube da Melhor Idade, com a Bahia.

A festa foi aberta às 11h, com desfile comemorativo, com cada uma das entidades participantes exibindo trajes referentes ao estado/país/município representado. Em seguida, show musical com Jorge Luperce e, na sequência, as apresentações culturais, como maracatu, capoeira, entre outras, com destaque para o bumba meu boi, com moradores do bairro Vinhateiro

Após a apresentação do resultado do concurso, a festa entrou pela noite com show do cantor Adriano Marques, que mostrou sucessos populares.

Para a secretária Sandra Coelho, o sucesso da festa é a mostra da garra do povo aldeense.

“Fazemos essa festa com muito amor e contamos com a colaboração de muita gente, a fila de agradecimentos é enorme e não dá pra citar todo mundo sem esquecer alguém. Mas é sempre muito bom ver essa integração entre o aldeense e o turista. O reencontro dos amigos e o resgate das nossas tradições” afirmou.

tradicional Festa do Folclore 2

tradicional Festa do Folclore 3

tradicional Festa do Folclore 4

tradicional Festa do Folclore 5

Fonte Ascom/PMSPA