SÃO PEDRO DA ALDEIA – OFICINA DA CRUZ VERMELHA MOBILIZA CERCA DE 80 PESSOAS EM SIMULAÇÃO DE ATENTADO COM CARRO BOMBA

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

O último final de semana foi movimentado no Polo Rural de São Pedro da Aldeia. A filial aldeense da Cruz Vermelha Brasileira realizou a primeira edição da Oficina de Resgate, com aulas teóricas, teste de sobrevivência e simulados de acidentes e atendimentos. Cerca de 30 alunos participaram do curso, entre voluntários, profissionais de Saúde, socorristas e bombeiros civis. A iniciativa teve como objetivo capacitar os participantes para atuação em cenários de grandes acidentes e calamidades públicas.

Foto: Divulgação | Cruz Vermelha Brasileira filial aldeense

Destaque do curso, o simulado de atentado com carro bomba contou com 20 vítimas. Os alunos receberam um chamado para uma possível explosão, sem precisar o número de vítimas, visto que, em grandes acidentes, a contagem exata geralmente acontece no atendimento. Ao chegarem na cena e se depararem com as vítimas no chão, pedindo socorro, os participantes se equiparam e iniciaram o atendimento, colocando em prática tudo que foi ministrado durante o curso.

Foto: Divulgação | Cruz Vermelha Brasileira filial aldeense

Os participantes realizaram, ainda, provas e testes, com no mínimo 10 questões, dinâmicas em grupo, caminhadas de 7km e 2km, além dos simulados de atendimento. Cerca de 30 profissionais estiveram envolvidos no apoio e na logística da iniciativa.

Foto: Divulgação | Cruz Vermelha Brasileira filial aldeense

A Oficina Prática de Resgate abordou noções de resgate em difícil acesso, orientação psicológica, contenção de hemorragia e imobilização de fraturas, captação e purificação de água; abrigos de emergência; obtenção e preparo de fogo; busca e salvamento; transporte e técnicas manuais, além de oficinas de animais peçonhentos, com serpentes reais, e de nós e amarrações, entre outras.

Foto: Divulgação | Cruz Vermelha Brasileira filial aldeense

O curso foi coordenado pelos Departamentos de Riscos e Desastres e de Primeiros Socorros da Cruz Vermelha. A iniciativa contou, ainda, com o apoio da Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Pesca e da Secretaria Adjunta de Esportes e Lazer.

 

Fonte ASCOM/PMSPA

Por Gabrielly Costa


 

 


 

 


 

 


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *