SÃO PEDRO DA ALDEIA – PNAIC da Educação Infantil realiza homenagem aos professores

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

O sétimo encontro do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) da Educação Infantil de São Pedro da Aldeia foi especial. A capacitação desse mês foi destinada às professoras participantes da formação, em referência ao Dia do Professor, celebrado no dia 15 de outubro. Promovido pela Prefeitura aldeense, por meio da Secretaria de Educação, o encontro foi realizado no Centro de Formação Continuada Professora Ismênia Trindade dos Santos (CEFOR) e contou com a participação dos educadores da rede de ensino municipal, entre professores do Pré I e Pré II.

Ao entrar na sala do PNAIC, as professoras se depararam com um quadro de fotos, onde puderam recordar diversos momentos vividos durante as formações. Além disso, todas receberam medalhas com chocolate e lembranças em forma de homenagem.

Um dos objetivos do encontro foi valorizar a prática dos docentes da rede, reconhecer a importância de um bom planejamento na prática e compartilhar experiências entre os professores. Na pauta preparada esteve o letramento literário “A professora encantadora”, de Márcio Vassalo, a dinâmica “O garotinho chamado amor” e a exibição do vídeo “Professor não é profissão, é missão”, do jornalista Alexandre Garcia.

Na ocasião, foi realizado o momento “Docente em foco”, onde as educadoras compartilharam com as colegas de classe contações de história, brincadeiras e jogos com recursos, aplicadas por elas em sala de aula. Quem participou da apresentação, ganhou um kit escolar de presente.

Segundo a formadora Naina Muzy, a formação desse mês teve o intuito de homenagear as cursistas, que também são professoras. “Os nossos encontros têm sido muito bons. As professoras estão trazendo para a capacitação aquilo que aplicam em sala de aula com o objetivo de compartilhar com as outras colegas, como os jogos, a sequência didática, dentre outros recursos que as profissionais utilizam para demonstrar o quão rico é o trabalho delas. Aqui temos excelentes experiências”, disse.

Foi realizada uma oficina para confecção de porta lápis, com o intuito de entregar como lembrança para as outras cursistas, através de um amigo oculto realizado durante a aula. Além disso, também foi entregue um cartão com mensagem de reflexão.

A cursista Patrícia Cardoso, professora nas escolas municipais Profª Maria Celeste de Campos e Jamila Mota da Silva, falou sobre a importância da iniciativa. “Os encontros sempre são muito bons para mim e atendem às minha expectativa como professora. Aprendo muito com as colegas, além de nos dar uma visão muito boa de como dinamizar as nossas aulas”, explicou.

Os encontros são realizados de forma mensal e a equipe é composta pelas formadoras Maria Clarete Martins, Juliana Carvalho e Naina Muzy.

 

Fonte – ASCOM/PMSPA
Texto: Marianne Rodrigues
Fotos: Lílian Souza




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *