SÃO PEDRO DA ALDEIA – Prefeito Cláudio Chumbinho inaugura mais uma escola em São Pedro da Aldeia

EVENTOS POLITICA SÃO PEDRO DA ALDEIA

A emoção deu o tom da inauguração da nova sede da Escola Municipal Barnabé Mariano de Souza, na tarde de sexta-feira, dia 2 de outubro, no bairro da Cruz, área rural de São Pedro da Aldeia. Com muitas histórias, recordações e a sensação de alegria por ofertar à população mais uma nova escola no município, o Prefeito Cláudio Chumbinho, acompanhado pelo secretário municipal de Educação, professor Evaldo Bittencourt, entre outras autoridades, descerrou a fita inaugural e as placas que marcaram o lançamento da unidade escolar que faz parte do programa Escolas do Campo.

inauguração da nova sede da Escola Municipal Barnabé Mariano de Souza11

inauguração da nova sede da Escola Municipal Barnabé Mariano de Souza12

Dando início à cerimônia, o Prefeito Cláudio Chumbinho, o secretário Evaldo Bittencourt e a diretora da escola, Maria da Glória dos Santos Hora, a Glorinha, ao som do Hino Nacional, hastearam as bandeiras do Brasil, do estado do Rio de Janeiro e de São Pedro da Aldeia. Após, foi executado o hino do município aldeense.

Muito emocionada, a diretora Glorinha falou sobre a trajetória da escola, que começou com o nome de Escola Municipal Estrada da Sergeira, funcionando em uma pequena casa de pau a pique e cresceu em função do amor e união da comunidade:

“Para todos nós que amamos a educação, podemos dizer que a inauguração desta escola foi muito esperada. Esta escola cresceu com o apoio da comunidade, com o apoio de pessoas como pai Chico que sempre trabalhou na roça e viu um de seus filhos tornar-se secretário municipal de Educação – disse se referindo ao professor Evaldo Bittencourt. Quero dizer que daremos sempre o melhor para os nossos alunos, seguindo a tradição dessa escola”, finalizou a diretora, muito emocionada ao final de sua fala.

inauguração da nova sede da Escola Municipal Barnabé Mariano de Souza14

inauguração da nova sede da Escola Municipal Barnabé Mariano de Souza13

Nascido no bairro e com longa história relacionada à unidade escolar, o secretário Evaldo Bittencourt relatou a emoção em viver a inauguração da Escola Municipal Barnabé Mariano de Souza ao lado de seu pai, que esteve muito doente: “Estou muito emocionado, com o coração transbordando de alegria como filho dessa terra e não quero deixar de falar as coisas mais importantes que estão no coração” – disse, chamando as tias, Lúcia e Maria Célia, filhas de Barnabé, que é avô do secretário, para se juntarem ao grupo da cerimônia – “Na vida temos que ser muito gratos, primeiramente a Deus. Essa semana inteira agradeci, em minhas orações, o fato de ter o nosso pai aqui presente”, disse. O secretário destacou o empenho do Governo Cláudio Chumbinho em investir na educação: “A gente tem visto na televisão a preocupação de governos em reformar presídios, em comprar viaturas para prender, há quem defenda que mais cedo os meninos tenham que ir para a cadeia aos 16 anos, quando a saída está na transformação do ser humano, que só muda através da cultura, do esporte e da educação. Você Chumbinho, com o apoio dos vereadores, está caminhando em favor do bem, e fazer essa escola é uma ação para que o mundo fique melhor. Aproveitamos para tocar o coração dos pais aqui presentes  e dizer que não tem como a sociedade ser do bem e não se render à violência, se as pessoas não se juntarem à Glorinha e a cada diretor e professor aqui presentes, porque não há governo no mundo capaz de educar as crianças se a família não ajudar”.

Ainda sobre a escola, Evaldo Bittencourt pediu a colaboração da comunidade para manter a unidade escolar em perfeita conservação: “O prédio está bonito, com televisão, carteiras e computadores, mas a ação de educar tem que ser conjunta , por isso deixo esse recado e esse apelo: cada um de vocês precisa cuidar com muito carinho dessa escola”.

inauguração da nova sede da Escola Municipal Barnabé Mariano de Souza,

Em seguida, o secretário lembrou com carinho das pessoas e da trajetória da escola: “Não posso deixar de falar das memórias. Pesquisadores atuais dizem que o homem morre um pouco quando ele deixa de lembrar das memórias de sua infância. Lembro que vinha para esta escola carregando farinha porque aqui não havia merenda, também não havia banheiro. Por tudo isso, parabenizo as professoras que por aqui passaram como Dona Eumália, Detinha e Marilene que fizeram funcionar uma escola sem nenhuma condição, vocês foram heroínas naquele período”, disse o professor Evaldo que lecionou na escola no ano de 1979. “Finalizo agradecendo a toda a equipe da Secretaria de Educação, à Secretaria de Obras e a todos os secretários”, encerrou o secretário municipal de Educação.

O secretário de Governo, Desenvolvimento Econômico e Esportes Edmilson Bittencourt, falou sobre o avô e a alegria com que levava a vida: “Estou aqui não como secretário, mas sim representando os 8 filhos, os 24 netos, os 29  bisnetos e os 3 tataranetos de Barnabé que foi um homem que levou alegria por onde passou e de quem todos gostavam muito. Em nome da família Barnabé quero agradecer esta homenagem”, disse, finalizando com uma música cantada pelo avô.

Finalizando a cerimônia, o Prefeito Cláudio Chumbinho, que foi anunciado pela criançada presente, citou a alegria do momento e os avanços que vêm acontecendo em São Pedro da Aldeia:

“É uma alegria muito grande estar aqui hoje e primeiramente quero agradecer a Deus por este momento, por mais esta vitória de São Pedro da Aldeia. Também quero agradecer a todas as secretarias e funcionários e aos vereadores que realmente se preocupam com o município de São Pedro da Aldeia. Estamos passando por um momento muito difícil em nosso País, e está muito difícil governar uma cidade, principalmente com poucos recursos como o nosso município, mas em nenhum momento deixamos de trabalhar e de realizar em todas as áreas. Para exemplificar isto, cito a chegada de grandes empresas já são oito que vieram para cá e mais de 1800 empregos gerados. Hoje, inauguramos a terceira escola em nossa gestão, reformamos mais de 29 outras unidades escolares, enfim, o investimento é muito grande, mas sabemos que ainda há muito por fazer. Com o apoio de todos, tenho certeza, construiremos uma cidade muito melhor. Estou como prefeito, sai do interior de São Pedro da Aldeia, e sempre falo, Deus tem me abençoado em cada dia da minha vida. Quem me conhece sabe da minha origem e de tudo o que venho conquistando. Busco sempre fazer o bem e tentar ajudar e já adianto que para 2016 temos muitos projetos de escolas e creches, obras em bairros e novas praças”, disse o Prefeito que encerrou a fala destacando a importância da união: “Vendo essas crianças aqui hoje, fico muito feliz porque tenho a certeza que teremos uma cidade muito melhor. Muito obrigado a todos. Só tendemos a crescer com o apoio de vocês.”

Após, foram entregues algumas homenagens à diretora Maria da Glória, à Dona Eumália Alves da Costa, à Marileni Bittencourt Costa, à Claudete Ramos, à Janilma Lopes da Costa, à Odete Serpa Pinheiro, a Detinha, e às representantes da família Lúcia e Maria Célia. Também receberam homenagens o secretário Evaldo Bittencourt e a secretária adjunta de Educação, Edlúcia Marques.

Em seguida, todos se dirigiram à fita inaugural que foi descerrada pelo Prefeito acompanhado pelas demais autoridades. O mesmo aconteceu na placa inaugural. Após, houve apresentações de alunos da Escola Municipal Barnabé Mariano de Souza e da Escola Municipal Antônio Vieira de Andrade, com o Boi Pintadinho. Também foi apresentado na biblioteca o vídeo “Resgate da Memória Rural”, com relatos de pessoas sobre a área rural de São Pedro da Aldeia.

Compareceram à cerimônia de inauguração, além dos já citados, os vereadores André Luiz dos Santos, o André de Gilson, Adalberto Amaral, Franklin de Moraes, o Franklin da Escolinha, e Denilson Guimarães. Também estiveram presentes os secretários Wilmar Mureb, de Urbanismo e Habitação; Jayme Ferreira Filho, de Serviços Públicos; Dimas Tadeu, de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda; Luciana Leite Vieira, Controladora Geral do município; Antônio Carlos Teixeira, de Administração; Jorge da Silva, subsecretário de Ordem Pública e Fátima Motta, subsecretária de Educação.

Fonte Ascom/PMSPA