SÃO PEDRO DA ALDEIA – Prefeito Cláudio Chumbinho recebe novo comandante do 18º Grupamento de Bombeiro Militar

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

O Prefeito Cláudio Chumbinho recebeu em seu gabinete, nesta quinta-feira (30), o novo comandante do 18º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM), o tenente-coronel André Siqueira, e o comandante do Destacamento do Corpo de Bombeiros de São Pedro da Aldeia, major Jefferson Porto. O encontro teve como objetivo estreitar os laços e fortalecer a parceria entre o Poder Público Municipal e os comandos militares. Entre os temas discutidos estiveram a realização de projetos educativos e eventos conjuntos, como a Semana de Prevenção Contra Incêndio e Pânico e a segunda edição do Seminário Integrado de Órgãos de Resposta (SIOR), previsto para o segundo semestre deste ano.

“Quero agradecer a presença do tenente-coronel André Siqueira e do major Porto e a parceria com todo o comando do Corpo de Bombeiros, que sempre se mostrou presente dando apoio ao nosso município, principalmente nas situações de emergência. Fico muito feliz por termos esses parceiros junto à nossa Defesa Civil. São Pedro da Aldeia é destaque na área de gestão de riscos e prevenção de desastres, temos cumprido com toda a legislação e atuado de forma intensiva. Entre todas as cidades da região, fomos os únicos certificados como ‘Cidade Resiliente’; isso mostra que estamos no caminho certo. O prefeito nunca governa sozinho, isso é resultado de uma gestão integrada e estamos sempre buscando pessoas técnicas e capacitadas para atuar”, destacou o Prefeito Cláudio Chumbinho.

Há cerca de um mês e meio no comando do 18º Grupamento de Bombeiro Militar, sediado em Cabo Frio, o tenente-coronel André Siqueira falou sobre o trabalho à frente da organização e da parceria com o município. “Para mim foi um grande prazer ter recebido essa nova função; sempre morei em São Pedro da Aldeia e tenho um carinho muito grande por essa cidade. Conheço o Prefeito Chumbinho há bastante tempo, ele sempre foi muito receptivo. Tratamos de diversos assuntos de interesse do município e do Corpo de Bombeiros. Firmamos aqui uma parceria duradoura, que com certeza vai render muitos frutos positivos para a população”, declarou o novo comandante.

Entre os assuntos discutidos durante a reunião estiveram, ainda, a parceria entre a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros em projetos educacionais, como o Botinho e o Defesinha, a oferta de treinamentos, simulados e cursos voltados à área de prevenção, primeiros socorros e capacitação de agentes voluntários nas comunidades e escolas, bem como a atuação de forma integrada nos eventos realizados na cidade, nas diversas ocorrências e situações emergenciais. Durante o encontro, o diretor da Defesa Civil de São Pedro da Aldeia, Marcus Dothávio, falou, ainda, sobre a entrega de doações de colchões e kits de enxoval em benefício das famílias atingidas pelas fortes chuvas que recentemente afetaram toda a região, em uma ação de parceria com a Defesa Civil Estadual.

“A Defesa Civil é um braço do Corpo de Bombeiros nas ações emergenciais e, com essa boa sincronia, o maior beneficiado é a população. A gente fica feliz com essa parceria, especialmente com o novo comandante do 18º GBM, que é filho da cidade. Ele colocou a corporação à disposição do município e da Defesa Civil e São Pedro da Aldeia só tem a ganhar, seja com um atendimento mais eficaz e, ao mesmo tempo, com o desenvolvimento de projetos em conjunto para a capacitação dos nossos agentes e das comunidades”, disse Dothávio.

O certificado de “Cidade Resiliente”, recebido por São Pedro da Aldeia, foi assinado em 2017 pelo Prefeito Cláudio Chumbinho e é resultado da adesão à campanha mundial da Organização das Nações Unidas, em reconhecimento ao compromisso do município com a gestão do risco de desastres. Aos comandantes, o Prefeito relembrou, ainda, que o tema também recebeu elogio do governador do Estado, Wilson Witzel, durante o encontro com Prefeitos da Região dos Lagos na última semana, em Arraial do Cabo.

Comandante do Destacamento do Corpo de Bombeiros de São Pedro da Aldeia, o major Jefferson Porto elogiou as ações implementadas na cidade. “É um prazer poder somar junto com o novo comandante de Cabo Frio, o tenente-coronel André Siqueira, e com a Defesa Civil de São Pedro da Aldeia, através do Marcus Dothávio. Sempre tivemos uma boa relação e queremos promover, cada vez mais, essa interação. Temos alguns projetos em vista para trazer para o município, como a ‘Semana de Prevenção’ no mês de julho, com atividades de instrução, aulas de primeiros socorros e noções de combate a incêndio. O Prefeito nos recebeu muito bem e deixou as portas abertas para que a gente consiga trabalhar de uma forma proveitosa para todos”, afirmou.

Também participaram do encontro os secretários de Governo, Eronildes Bezerra, e de Fazenda, Ronny Cardoso.

 

 

Fonte ASCOM/PMSPA

Por Raira Morena




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *