SÃO PEDRO DA ALDEIA – Prefeitura avança na construção do Museu do Sal

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

As obras de construção do Museu do Sal seguem avançando em São Pedro da Aldeia. Atualmente, o trabalho no local envolve a pintura do forro de madeira e a limpeza do terreno, além do início da escavação das instalações sanitárias. Uma iniciativa da Prefeitura aldeense, o museu terá como missão resgatar, preservar e divulgar o patrimônio material e imaterial relativo ao trabalho em salinas na cidade.

“Esse museu é mais uma grande conquista do nosso município, ele representa um resgate da história de toda a região, não só de São Pedro da Aldeia, e do trabalho salineiro. O museu é a união de cultura, turismo e educação; é com muita satisfação que realizamos essa obra”, comentou o prefeito Cláudio Chumbinho.

O casarão, que será a sede do museu, passou por revitalização e recebeu intervenções como restauração, colocação de telhas, construção de paredes e retirada do emboço original, entre outras. O projeto contempla duas salas de exposição (Salinas e Senzala), sala de administração e manutenção do acervo, copa de apoio, recepção e loja. Haverá, ainda, cafeteria, banheiros com acessibilidade, área de lazer com bicicletários, bancos, deck de madeira e moinhos, além de rampas e piso tátil para deficientes visuais e pessoas com baixa visão.

O espaço está localizado na Rodovia RJ-106, próximo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município. O museu aldeense irá reunir a memória histórica do trabalho em salinas, que foi uma das principais atividades econômicas do município e da Região dos Lagos por muito tempo. A iniciativa é fruto de um convênio entre a Prefeitura da cidade e o Ministério do Turismo.

ASCOM/PMSPA
Texto: Gabrielly Costa
Fotos: Renato Fulgoni

 


 

 


 

 


 

 


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *