SÃO PEDRO DA ALDEIA – Prefeitura realiza vistoria do transporte escolar

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, deu início ao período de vistoria dos veículos escolares referente ao primeiro semestre do exercício de 2019. O prazo para inspeção segue até o dia 22 de março, na garagem municipal, para todos os coletivos de numeração 401 a 460. Os condutores licenciados devem realizar o agendamento prévio e apresentar a documentação exigida na sede da Diretoria de Transportes, na Avenida Francisco Coelho Pereira, n° 255, no Centro da cidade, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Foto Renato Fulgoni

Responsável pelo setor de Transportes da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, Fábio Oliveira destacou a importância da inspeção nos coletivos e da conscientização dos pais e responsáveis para o uso do transporte regular. “Nós percebemos o interesse dos condutores em regularizar a sua situação e manter o seu veículo de acordo com as regulamentações do Código de Trânsito. Essa é uma verificação parecida com a realizada pelo Detran, onde fazemos uma inspeção em todos os itens obrigatórios, a parte elétrica e estrutural. Isso é muito importante porque estamos falando da condução de crianças e jovens e, quando se tem essa garantia da segurança e da qualidade do serviço, o trabalho flui muito melhor. É fundamental assegurar que esses veículos estejam prestando um serviço correto, de forma totalmente legalizada, e que os pais estejam conscientes de que o uso do transporte irregular de passageiros é um risco para os alunos. Nós queremos também, por meio dessa ação, fazer esse alerta e coibir, de forma educativa, a prática de atividade clandestina. Nossa intenção é desempenhar um trabalho transparente e isso depende da união entre todos”, disse.

Realizada de forma semestral, a vistoria do transporte escolar tem como objetivo a verificação dos equipamentos obrigatórios e de segurança, como cintos de segurança, extintor de incêndio, velocímetro, buzina, lanternas, faróis, freios, para-choques e pneus, entre outros itens. Além das exigências previstas no Código de Trânsito Brasileiro, os veículos também devem atender aos padrões técnicos, de segurança, higiene e conforto.

O condutor Márcio Leão, o Tio Márcio, foi um dos permissionários que compareceram à vistoria na garagem municipal, na sexta-feira (15). “A vistoria é fundamental para que possamos oferecer um bom serviço à população. É um processo que avalia não só a documentação, a habilitação, mas também todos os equipamentos de segurança. Nós sempre informamos que o veículo é vistoriado e cadastrado na Prefeitura. Tenho um carinho e uma satisfação muito grande em trabalhar com crianças e prezo pela garantia da qualidade do serviço”, destacou o profissional, que há cinco anos exerce a atividade no município para escolares da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Quem também já teve o seu veículo vistoriado foi o condutor Paulo Valdir da Silva, que compareceu acompanhado pelo auxiliar, Tiago Rodrigues. “Fico feliz em terminar esta vistoria com o veículo em ordem e dentro de todos os padrões. A escola e os estudantes cobram isso da gente e temos que oferecer um bom atendimento, buscando o melhor serviço possível para os nossos usuários. Para nós, os alunos, pais e mães são como uma família”, disse o profissional, que há três anos atua na cidade, atendendo a alunos da Educação Básica.

Vale lembrar que, para a realização da vistoria, é exigido o pagamento da Taxa de Fiscalização de Veículo de Transporte, além do “Nada Consta” da Diretoria de Transportes, referente ao pagamento de possíveis multas aplicadas. Após aprovado, o veículo registrado recebe o Cartão de Autorização e um selo provisório, que deverá ser afixado na parte interna do automóvel, em local visível.

Ao final do período de inspeção, a Diretoria de Transportes vai emitir um relatório de todos os veículos aprovados em vistoria, devidamente legalizados para operar com o transporte de escolares na cidade, com nome e telefone dos profissionais habilitados. O documento será apresentado a todas as instituições de ensino, públicas e particulares, e também será disponibilizado no site oficial da Prefeitura, no endereço eletrônico www.pmspa.rj.gov.br.

Atualmente, São Pedro da Aldeia conta com 23 veículos ativos, legalizados pela Prefeitura e aptos a realizar a condução coletiva de escolares. Para os automóveis cadastrados nesta modalidade de transporte, a vistoria é executada em duas etapas, no primeiro e no segundo semestre do ano. No segundo semestre, a inspeção acontecerá do dia 05 a 16 de agosto, conforme divulgado em calendário oficial. As inspeções acontecem na garagem da Prefeitura, situada na Avenida Francisco Coelho Pereira, n° 255, no Centro da cidade, ao lado da Diretoria de Transportes. Visando a organização do processo, são atendidos, no máximo, 12 veículos por dia.

A vistoria do transporte escolar é prevista pela Lei n° 1.710 de 27 de maio de 2003. Toda a fiscalização e coordenação do serviço de transporte de escolares do município são de responsabilidade da Diretoria Municipal de Transportes.


ASCOM/PMSPA
Texto: Raíra Morena
Fotos: Renato Fulgoni

 




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *