SÃO PEDRO DA ALDEIA – Programa Saúde na Escola promove dinâmica com alunos de escola do bairro Baixo Grande

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Os alunos da Escola M. Professora Maria Celeste de Campos, no bairro Baixo Grande, participaram de uma programação especial nesta quinta-feira (20). A Prefeitura de São Pedro da Aldeia realizou palestras nas turmas da unidade escolar sobre o combate ao aedes aegypti e mobilizou os estudantes em uma dinâmica, que visou o recolhimento de materiais que poderiam virar foco do mosquito. A atividade faz parte das ações do Programa Saúde na Escola (PSE), uma iniciativa da Secretaria de Saúde com o apoio da Secretaria de Educação.

Guarda de endemias e responsável por ministrar as palestras nas escolas, Alexandre Petra explicou a atividade. “Estamos visitando as unidades e promovendo palestras sobre o mosquito aedes aegypti. Para essa escola, pensamos em fazer, como modelo, uma dinâmica diferente, de levar as turmas para a área externa e recolher possíveis depósitos que possam virar foco do mosquito transmissor da dengue. As crianças recolheram o material que trouxemos e nós explicamos se eles ficariam com água parada ou não”, disse.

Foto: Renato Fulgoni

A ação mobilizou turmas do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental. Nesta semana, as turmas da E. M. Jardim Primavera, localizada em bairro de mesmo nome, e da E. M. Carlota Rocha da Silva, na Ponta do Ambrósio, também receberam as palestras do Programa Saúde na Escola. Dentre os assuntos abordados nos encontros estiveram o ciclo de vida do mosquito e os vírus transmitidos por ele, como a dengue, zika, chikungunya e febre amarela, além da entrega de cartilhas e checklist.

Foto: Renato Fulgoni

A coordenadora do PSE da Secretaria de Saúde, Luciana Bueno, falou sobre o cronograma de ações do Programa. “O material da dinâmica foi preparado e colocado por nós. O conteúdo de combate ao aedes aegypti vai até 27 de outubro, depois retornaremos às escolas com ações de saúde bucal. Também queremos promover rodas de conversa com alunos de 12 anos em diante sobre doenças sexualmente transmissíveis”, destacou.

Foto: Renato Fulgoni

Durante as atividades do PSE, os alunos receberam orientações sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito e esclareceram dúvidas. Ao todo, o PSE passará por 30 escolas da rede municipal de São Pedro da Aldeia, levando atividades com temas diversos nos períodos da manhã e da tarde. Unidades escolares dos bairros Botafogo, São Mateus, São João e Colina já participaram da iniciativa.

Foto: Renato Fulgoni

Professora do 2º ano e profissional da rede há 12 anos, Júlia Kátia Martins falou sobre a atividade. “Essa iniciativa é de grande valor, porque amplia o conhecimento dos alunos. São informações que eles irão passar para as famílias, conscientizando mais pessoas sobre a proliferação do mosquito e as formas de prevenção”, comentou.

O Programa Saúde na Escola foi instituído em 2007 como uma política intersetorial da Saúde e Educação voltada às crianças, adolescentes, jovens e adultos, tendo como base a integração e articulação entre a rede básica de Saúde e unidades escolares. O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos alunos por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde.

Foto: Renato Fulgoni

Texto: Gabrielly Costa
Fotos: Renato Fulgoni
Fonte – ASCOM/PMSPA

 





Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *