SÃO PEDRO DA ALDEIA – PROJETO “COMUNIDADES PREPARADAS” CHEGA AO BAIRRO SÃO MATEUS NESTA TERÇA-FEIRA (26)

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

A Defesa Civil de São Pedro da Aldeia vai promover mais uma edição do projeto “Comunidades Preparadas”, que visa capacitar moradores para ações de preparação e resposta a desastres. O novo ciclo de palestras será realizado na Associação de Moradores do bairro São Mateus, com início nesta terça-feira (26) e término na quinta-feira (28), das 19h às 21h30. As inscrições podem ser feitas no primeiro dia de curso ou na sede da Associação. A iniciativa compõe a programação da 1ª Semana Municipal de Redução de Risco de Desastres, que contará, ainda, com simulado de desocupação escolar e palestras.

De acordo com o coordenador-geral de Defesa Civil, Marcus Dothavio, trata-se de um trabalho importante das ações de prevenção que o órgão executa no município. “A capacitação de moradores das áreas consideradas de risco é fundamental, eles são treinados e capacitados para serem agentes voluntários de Defesa Civil através do ‘Comunidades Preparadas’. Temos cerca de 30 pessoas inscritas na edição do bairro São Mateus e, somando aos participantes da Ponta do Ambrósio e da Rua Fogo, teremos mais de 100 moradores capacitados para atuarem em conjunto com os nossos agentes na prevenção e no atendimento”, declarou.


Foto: Jefferson Viana
A programação do projeto vai abordar noções básicas de proteção e Defesa Civil; de percepção de risco; de redução de risco de desastres e de primeiros socorros, além de oferecer instruções sobre como agir antes, durante e depois de desastres. O ciclo de palestra também promoverá apresentações sobre a atuação da Defesa Civil; comunidades e comportamentos resilientes; Plano de Emergência Familiar; animais peçonhentos; acidentes domiciliares; produtos perigosos GLP; prática de combate a incêndios e infecções sexualmente transmissíveis (IST).

O Projeto “Comunidades Preparadas” busca ampliar o conhecimento da população em todas as etapas da gestão de risco, principalmente a prevenção. As palestras são ministradas por uma equipe multidisciplinar, formada por diversos profissionais. A iniciativa conta, ainda, com a parceria do Portal Defesa Civil e o apoio da Federação Municipal das Associações de Moradores de São Pedro da Aldeia (FEMAMSPA). Em 2019, o projeto foi realizado nos bairros Rua do Fogo e Ponta do Ambrósio.

A 1ª Semana Municipal de Redução de Risco de Desastres é um evento alusivo ao Dia Estadual de Redução de Risco de Desastre, celebrado na próxima sexta-feira (29). A ação é uma iniciativa da Defesa Civil da cidade e do Portal Defesa Civil, com o objetivo de conscientizar a população quanto sua importância no desenvolvimento de uma sociedade preventiva e resiliente.

 

 

Fonte ASCOM/PMSPA

Por Gabrielly Costa

 


 

 


 

 


 

 


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *