SÃO PEDRO DA ALDEIA – Projeto Defesinha de São Pedro da Aldeia realiza atividade na Praia das Conchas

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

A quarta-feira (09) foi de muita animação e aprendizado para os participantes do Projeto Defesinha, promovido pela Defesa Civil de São Pedro da Aldeia. O primeiro dia de atividades externas levou crianças e adolescentes à Praia das Conchas, no município de Cabo Frio, para palestras sobre adaptação ao meio líquido, além de corrida na praia, gincana e recreação. A iniciativa continua nesta quinta-feira (10), a partir das 7h30, com visita à sede da Defesa Civil aldeense e limpeza de praia.

Foto: Renato Fulgoni

O diretor da Defesa Civil, Marcus Dothavio, destacou a integração entre os participantes e voluntários. “As crianças interagiram bastante com os monitores e isso foi muito legal. Nós fizemos um trabalho de orientação e muitos deles não sabiam como se prevenir nas praias, alguns até falaram que iriam compartilhar as informações com os pais. Isso é muito gratificante, as crianças também têm essa curiosidade de aprender e tenho certeza que eles são multiplicadores do conhecimento que estamos passando dentro do Projeto Defesinha”, disse.

Foto: Renato Fulgoni

A programação do dia teve início com um alongamento, reunindo os pelotões “Defesinha”, “Defensores” e “Protetores”. Durante a palestra de adaptação ao meio líquido, as crianças e adolescentes, com idade entre 04 e 14 anos, receberam instruções de segurança e orientações sobre correntezas, afogamento em canto de pedra, posto salva-vidas e como identificar valas no mar. Em seguida, os participantes tomaram banho de mar sob a supervisão dos monitores voluntários.

Foto: Renato Fulgoni

Participando pela primeira vez do projeto, Caio Pereira, de 10 anos, compartilhou sua animação. “Participar do Defesinha foi uma escolha minha e dos meus pais, estou achando muito legal. Estou muito animado para ir ao hotel fazenda. Nunca vou esquecer a parte do salvamento e as amizades que estou fazendo”, comentou.

Na ocasião, o pelotão “Protetores”, com os adolescentes de 12 a 14 anos, participaram de um circuito funcional, com corridas, deslocamento lateral, agachamentos, polichinelo e bambolê de agilidade. As ações do Projeto Defesinha acontecem de segunda a quinta-feira, das 7h30 às 12h, e contam com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e de monitores voluntários. O encerramento, com formatura, está previsto para acontecer em 31 de janeiro.

ASCOM/PMSPA
Texto: Gabrielly Costa
Fotos: Renato Fulgoni

 






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *