SÃO PEDRO DA ALDEIA RECEBE AGENTES DO PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

O município de São Pedro da Aldeia recebe, até a quinta-feira (12), a visita de representantes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que integram o Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE/UFF). A visita teve início nesta segunda-feira (09) e tem como objetivo prestar apoio técnico à execução do Programa de Alimentação Escolar (PNAE). A ação contemplará visita a escolas, além de atividades de formação com a presença de representantes dos municípios vizinhos. O primeiro dia de programação foi marcado por uma reunião inicial, realizada com gestores do setor de Nutrição da SEMED, nutricionistas, representantes do Conselho Municipal de Alimentação Escolar (CAE) e agricultores familiares.

Foto: Lílian Souza

Participaram do encontro a diretora de Nutrição, Gabrielle Almeida, a nutricionista responsável do setor, Lívia Carvalho, as nutricionistas de campo, Gitana Maria Albuquerque e Regiane Vieira, as representantes do CAE, Ana Laura Machado e Marlene Correa, a representante da Cooperativa de Pescadores e Agricultores Organizados (COOPAFO), Rejane de Oliveira, e as agentes do PNAE, Adaiana da Rocha e Lúcia França.

A visita tem como objetivo apoiar tecnicamente a execução do PNAE por meio de reuniões com as nutricionistas, conselheiros de alimentação escolar e agricultores familiares, bem como demais atores sociais envolvidos com a alimentação escolar.

Foto: Lílian Souza

De acordo com a nutricionista responsável da SEMED, Lívia Carvalho, a reunião inicial foi importante para esclarecer o trabalho feito pelo CECANE-UFF nos municípios. “Nesta semana, em São Pedro da Aldeia, serão realizadas ações de monitoramento e assessoria da alimentação escolar, analisando documentos e procedimentos relativos ao setor de Nutrição e ao CAE. Além disso, serão feitas visitas às escolas para acompanhar de perto o trabalho de todos os envolvidos na produção da merenda escolar”, explicou.

Foto: Lílian Souza

O FNDE, em parceria com as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), promove o projeto CECANE, que visa o desenvolvimento de ações de apoio técnico de ensino, pesquisa e extensão para a melhoria da execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar. O CECANE atua realizando cursos de formação e prestando assessoria técnica aos municípios sobre a execução do programa.

Foto: Lílian Souza

Na próxima quinta-feira (12), às 8h30, será realizada a atividade de formação “Encontro de atores envolvidos na execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE”, que contará com a participação dos municípios de Arraial do Cabo, Araruama, Armação de Búzios, Cabo Frio, Iguaba Grande e Saquarema. A ação acontecerá no Centro de Formação Continuada (CEFOR), localizado na Rua Francisco Santos Silva, s/nº, bairro Nova São Pedro, ao lado do Teatro Municipal.

“Ao final de todas as atividades desta semana, será entregue um relatório contendo os assuntos abordados nas visitas a fim de orientar o planejamento de trabalho do setor de Nutrição para 2020”, conclui a nutricionista, Lívia Carvalho.

 

 

Fonte ASCOM/PMSPA

Por Marianne Rodrigues


 

 


 

 


 

 


 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *