SÃO PEDRO DA ALDEIA – São Pedro da Aldeia atende cerca de 80 propriedades rurais com programa “Estradas da Produção”

REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia segue incentivando a agricultura local com o atendimento a propriedades rurais e a manutenção de estradas vicinais para escoamento de produção. As intervenções são realizadas em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária do Rio de Janeiro, pelo “Estradas da Produção”. Mais de 350km de vias utilizadas por produtores rurais já foram recuperadas e cerca de 80 agricultores foram atendidos com a preparação do solo para plantio. Contando com o apoio das Secretarias de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda e de Serviços Públicos, a equipe do programa passou pelos bairros Retiro, Parque Arruda, Botafogo, Alecrim, Boa Vista, Cruz, Três Vendas e Sergeira.   

 São Pedro da Aldeia atende cerca de 80 propriedades rurais com programa “Estradas da Produção” 4

Secretário de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Dimas Tadeu fez um balanço sobre a ação da patrulha mecanizada no município. “O trabalho em parceria com a patrulha mecanizada foi extremamente positivo para São Pedro da Aldeia. As principais estradas rurais foram recuperadas e cerca de 80 produtores rurais foram atendidos para o preparo do solo. Fizemos alguns atendimentos de estradas emergenciais, além de serviços como aterro, nivelamento do solo, preparação de calha lateral, colocação de manilhas e limpeza nas passagens de água”, declarou.

Visando a recuperação e manutenção de estradas vicinais, o programa “Estradas da Produção” tem como garantir o escoamento da produção de pequenas propriedades rurais. O maquinário da patrulha mecanizada é formado por retroescavadeira, pá carregadeira, trator agrícola, motoniveladora (patrol), caminhão carroceria e dois caminhões caçamba.

Morador do bairro Retiro e produtor rural há 45 anos, Romulo Cardoso Filho trabalha como agricultor familiar há cerca de um ano. “Agora tenho a garantia de plantar e saber onde colocar aquela mercadoria com um preço bom. Como agricultar familiar, estou fornecendo mercadoria para quatro escolas estaduais do município. O apoio do ‘Estradas da Produção’ foi muito bem-vindo, preparando as minhas terras para o plantio. A estrada está muito boa, o que facilita o escoamento do produto e colabora bastante com o nosso trabalho”, disse.

O secretário de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda, Dimas Tadeu, o coordenador municipal do programa, Edson Fonseca, e a supervisora local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Marília Grasiela Oliveira, acompanharam as ações no município. Desenvolvido pela Emater, o “Estradas da Produção” possui 21 patrulhas mecanizadas distribuídas pelo Estado. Desde 2010, a iniciativa recuperou mais de oito mil quilômetros de estradas vicinais em áreas rurais de diversas regiões do Rio de Janeiro.

São Pedro da Aldeia atende cerca de 80 propriedades rurais com programa “Estradas da Produção” 1

São Pedro da Aldeia atende cerca de 80 propriedades rurais com programa “Estradas da Produção” 2


São Pedro da Aldeia atende cerca de 80 propriedades rurais com programa “Estradas da Produção”

Fonte Ascom/PMSPA