SÃO PEDRO DA ALDEIA – São Pedro da Aldeia encera III Semana de Educação Inclusiva

CIDADES SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Educação, encerrou a III Semana de Educação Inclusiva do município. Com o tema “Escola, Família e Sociedade – Pilares da Educação Inclusiva”, a programação contou com palestras, apresentações e exposição de vídeos. Estiveram presentes o secretário de Educação, Evaldo Bittencourt, a secretária adjunta, Edlúcia Marques, a subsecretária Claudete Ramos e a diretora de Educação, Júlia Regina Pereira, entre outras autoridades. 

iii-semana-de-educacao-inclusiva-5

iii-semana-de-educacao-inclusiva-6 

“Todos os educadores, e até os que não tem a formação de professor, acreditam que as barreiras de diversos tipos precisam ser vencidas pela humanidade nesse novo século. As emoções e o relacionamento fazem com que o mundo seja melhor se tudo isso for saudável. Temos que aceitar o outro como ele se apresenta para nós, mas não apenas na diferença física. Parabenizo todos os diretores, professores e funcionários pela realização dessa semana de educação inclusiva. Nessa gestão houve um grande avanço, as crianças que já estavam no processo de inclusão não tinham os auxiliares junto aos professores. Todos nós nesse teatro somos deficientes em alguma coisa. Na incompletude eu olho para o outro com tudo que ele tem de belo e de bom para me completar. Eu não ancoro naquilo que o outro é limitado, pois eu preciso ter um olhar generoso para ver no outro aquilo que completa. Parabéns a todos os profissionais da rede de São Pedro da Aldeia que trabalham com tanto amor e carinho para cuidar dessas diferenças, respeitando as potencialidades de cada um”, afirmou o secretário de Educação, Evaldo Bittencourt. 

 

A programação contou com palestras abordando os temas: “A importância da família na educação do aluno com deficiência”; “A aprendizagem da pessoa com deficiência: o papel da escola e da família”; “A escola e a pessoa com deficiência – A prática da sala de recursos” e “Políticas públicas de inclusão – A importância do trabalho Intersetorial”. O cronograma da culminância teve ainda apresentação da APAE Cabo Frio, dos alunos do Núcleo de Educação Especial Pedro Paulo Lobo de Andrade (NESPE) e vídeos dos alunos do Colégio Estadual Dr. Feliciano Sodré.

 

“É uma prazer palestrar nessa cidade que me acolheu tão bem, moro aqui há 8 anos. Nessa culminância, trouxe um tema que é fundamental no quebra-cabeça quando falamos em inclusão e educação especial, que é a família. Por ser familiar de uma pessoa especial, esse assunto foi preparado com muito carinho. Sou pai de uma criança com autismo e sei da importância do papel da família nessa caminho que ainda está se formando no país. É muito importante em eventos como estes profissionais ouvirem o lado da família, ninguém conhece melhor o filho do que seus pais”, afirmou o psicólogo Fábio Coelho.

iii-semana-de-educacao-inclusiva

iii-semana-de-educacao-inclusiva-4

iii-semana-de-educacao-inclusiva-3

iii-semana-de-educacao-inclusiva-2

iii-semana-de-educacao-inclusiva-1

Fonte G1/Inter TV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *