SÃO PEDRO DA ALDEIA – São Pedro da Aldeia recebe Feira de Adoção de cães e gatos neste sábado (20)

CIDADES EVENTOS REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Neste sábado (20) será realizada mais uma edição da Feira de Adoção de cães e gatos adultos em São Pedro da Aldeia. Sucesso no ano passado, o evento acontecerá na Praça Agenor Santos, a Praça da Matriz, no Centro da cidade, das 10h às 16h. A programação contará com vacinação antirrábica gratuita, sorteios e palestras sobre adoção responsável, castração, tratamento e prevenção de enfermidades, alimentação e cuidados básicos com os animais domésticos, além de estandes de vendas de produtos e acessórios para pets. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a ONG Unidos pelos Animais Sem Proteção (UASP) e a Prefeitura aldeense, por meio das Secretarias de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda e de Saúde.

Fotos: Jefferson Viana (arquivo)

Secretário de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda (Sagat), Dimas Tadeu falou sobre a programação preparada. “Esta é a segunda edição da Feira de Adoção. Teremos a participação de voluntários e diversas ações e atividades voltadas à educação e a importância do cuidado animal, com orientações sobre como lidar com os animais em termos de alimentação, vacinas, medicações e o tratamento de enfermidades causadas por parasitos, principalmente neste período do ano em que se observa um aumento da incidência de carrapatos. A proposta é que possamos abordar todos esses assuntos para prevenir e promover a saúde dos cães e gatos. Também teremos um bazar de produtos com a participação de lojas parceiras do grupo, com a arrecadação das vendas direcionadas à UASP. O nosso foco principal é apoiar essa causa, estimular a adoção responsável e contribuir para que esses cães e gatos resgatados tenham um lar”, disse.

Na ocasião, os interessados em adotar um animal preencherão um questionário, além de apresentar documentos pessoais com foto e comprovante de residência. Como parte do processo de adoção, todos os animais terão acompanhamento periódico por meio de visitas domiciliares por parte dos protetores integrantes da ONG. Visando a segurança e a saúde pública, os cães e gatos disponíveis para adoção já contam com controle sanitário. Para o evento, a Praça da Matriz receberá estrutura coberta com tendas para a realização das palestras e atividades, além de área para livre circulação. Toda a programação contará com o acompanhamento da veterinária da Sagat, Ana Carolina Leitão.

Em parceria com a Secretaria de Saúde, o evento também vai disponibilizar profissionais para a aplicação gratuita da vacina contra a raiva animal. Em São Pedro da Aldeia, a campanha de vacinação antirrábica começou no início do mês e se estenderá até setembro de 2019, voltada a cães e gatos a partir de três meses de idade. Além da sede do setor de Vigilância Sanitária, as unidades de saúde do município também já foram abastecidas com as doses e a vacinação ocorre mediante agendamento prévio. A recomendação é que fêmeas gestantes sejam vacinadas após o período de amamentação e que animais doentes, em tratamento ou debilitados aguardem sua total recuperação.

Fotos: Jefferson Viana (arquivo)

Atuando no resgate de animais em situação de abandono, a UASP trabalha com parceiros e colaboradores, contando com doações diversas como rações para cães e gatos, coleiras, guias, caixas de transporte, brinquedos, toalhas, colchas e panos em geral, além de medicação, analgésico, antibiótico, vermífugo e anti-inflamatórios. A organização também promove projetos, dentre eles a construção de casas temporárias para animais de rua, confeccionadas a partir de material reciclado e alocadas em pontos estratégicos em bairros da cidade. O projeto também conta com o apoio da Prefeitura. Os interessados em contribuir, sejam empresários do ramo, marceneiros, prestadores de serviço ou cuidadores voluntários, podem procurar os membros da ONG durante o evento para obter mais informações.

Texto: Raíra Morena
Fotos: Jefferson Viana (arquivo)
ASCOM/PMSPA





Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *