SÃO PEDRO DA ALDEIA – São Pedro da Aldeia sedia seminário sobre serviço social

CIDADES EVENTOS REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

O município de São Pedro da Aldeia sediou na terça-feira (29) o III Seminário do Núcleo Josy Ramos, realizado pelo Conselho Regional de Serviço Social (CRESS-RJ). O evento, que teve como tema “Conjuntura e Serviço Social”, aconteceu no Teatro Municipal Dr. Átila Costa, no bairro Nova São Pedro, e contou com o apoio da Prefeitura da cidade, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. Cerca de 60 pessoas, entre assistentes sociais e estudantes de Serviço Social, participaram do encontro.

sao-pedro-da-aldeia-sedia-seminario-sobre-servico-social-1

Na ocasião, foi realizada uma mesa temática sobre “Desmonte das políticas sociais, exercício profissional e organização política de assistentes sociais”. Participaram os palestrantes e assistentes sociais Jefferson Lee de S. Ruiz, professor da FSS-UERJ, Rita Cavalcanti, professora da ESS-UFRJ, Malu Vale, membro do Movimento dos Servidores Públicos de Nova Iguaçu, e Juliana dos Santos, membro do Fórum Regional dos Trabalhadores do SUAS da Baixada Litorânea.

 “O CRESS possui 11 núcleos espalhados pelo Estado e o Núcleo Josy Ramos atende toda a Região dos Lagos e o município de Silva Jardim. No decorrer do ano, temos reuniões itinerantes em todas as cidades e nessas ocasiões decidimos tema e local do seminário, que acontece de forma anual. Esse encontro em São Pedro da Aldeia garantiu a aproximação do Conselho com os assistentes sociais da região e também a articulação dos profissionais que atuam aqui”, declarou Juliana dos Santos, assistente social do Centro de Referência de Assistência Social (CREAS) aldeense e representante do Núcleo Josy Ramos.

Entre os assuntos abordados estiveram o impacto da conjuntura no cotidiano dos municípios e nas condições da classe trabalhadora, os desafios colocados pela conjuntura aos assistentes sociais e no atendimento, além de informações acerca do Fórum de Trabalhadores do SUAS, dentre outras temáticas.

A programação envolveu ainda grupos de discussão, divididos por municípios com o objetivo de discutir suas realidades locais, a respeito do tema “Conjuntura e Serviço Social na Região dos Lagos”, com apresentações e encaminhamentos. A mesa de encerramento foi composta por Malu Vale, Jociane Silva, professora e assistente social do município do Rio de Janeiro, e Moara Paiva Zanetti, conselheira do CRESS e coordenadora do Núcleo Josy Ramos.

“Na avaliação da coordenação do Seminário, o nosso objetivo de ser mais um espaço de reflexões de assistentes sociais da região e o de estimular a articulação da categoria foram alcançados. No entanto, é necessário um movimento permanente nesse sentido”, declarou Moara Paiva Zanetti.

Foram convidados para o Seminário os municípios de São Pedro da Aldeia, Araruama, Cabo Frio, Iguaba Grande, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Rio Bonito e Silva Jardim, entre outros. Todos os participantes receberam certificados de participação. 

sao-pedro-da-aldeia-sedia-seminario-sobre-servico-social

sao-pedro-da-aldeia-sedia-seminario-sobre-servico-social-4

sao-pedro-da-aldeia-sedia-seminario-sobre-servico-social-3

sao-pedro-da-aldeia-sedia-seminario-sobre-servico-social-2

Fonte ASCOM/PMSPA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *