SÃO PEDRO DA ALDEIA – “Saúde Bucal na Doença Falciforme” é tema de encontro em São Pedro da Aldeia

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu nesta terça-feira (18) uma palestra sobre “Saúde Bucal na Doença Falciforme”. O encontro reuniu cirurgiões-dentistas dos municípios que compõem a Baixada Litorânea e foi ministrado pela doutora em odontologia e referência para Doença Falciforme na Superintendência de Atenção Básica, da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, Márcia Alves. Realizada no Cine Estação, a iniciativa reuniu mais de 20 profissionais.

Foto: Renato Fulgoni

De acordo com o coordenador municipal de Saúde Bucal, Marconi Freire, o encontro contou com a participação de profissionais de São Pedro da Aldeia que atuam na Estratégia de Saúde da Família, nas Unidades Básicas de Saúde e no Centro de Especialidades Odontológicas. “Esse é um encontro para que nós possamos entender um pouco mais sobre a Doença Falciforme e as implicações no dia a dia dos pacientes. É muito importante capacitar esses profissionais para que possam estar inteirados das novidades, dos tratamentos e das condutas. Dessa forma, podemos oferecer uma melhor qualidade de vida para os usuários do sistema de saúde do município”, comentou.

O conteúdo do encontro envolveu quatro tópicos, divididos em apresentação e contextualização temática, momento em que a palestrante falou sobre sua experiência; informações acerca da doença falciforme, com explicações sobre dados técnicos, conceito e panorama histórico; saúde bucal na doença falciforme e considerações finais. Baseada em referências teóricas, gráficos e metodologia participativa, a palestra abordou questões como referencial profissional, tipificação e invisibilidade da doença, racismo institucional e saúde da população negra, políticas públicas de âmbito nacional e esquema genético, dentre outros pontos.

A doutora em odontologia e referência para doença falciforme na Superintendência de Atenção Básica, da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, Márcia Alves, agradeceu o convite e parabenizou o município pela iniciativa. “A proposta foi trabalhar a abordagem qualificada para a Doença Falciforme no foco da Atenção Básica. Há um entendimento de que a Atenção Básica, como coordenadora do cuidado, deve ser protagonista da navegação desses sujeitos no Sistema. A Saúde Bucal tem uma contribuição ímpar para a qualidade de vida das pessoas com essa doença. O objetivo da minha presença aqui foi discutir um pouco com os profissionais da Saúde Bucal para qualificar esse cuidado, essa assistência, pensando em uma perspectiva de política pública”, explicou.

A doença falciforme é uma doença genética que acomete majoritariamente a população negra, mas não exclusivamente. O diagnóstico laboratorial pode ser feito de forma precoce, por meio do teste do pezinho, componente da triagem neonatal, ou tardia, em crianças, adolescentes, adultos ou gestantes. Durante toda a palestra, os profissionais participantes puderam esclarecer dúvidas acerca da temática e compartilhar experiências pessoais.

ASCOM/PMSPA
Texto: Gabrielly Costa
Fotos: Renato Fulgoni





Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *