SÃO PEDRO DA ALDEIA – Secretaria de Saúde de São Pedro da Aldeia envia pássaros para análise técnica

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde, enviou pássaros recolhidos na Praça Dr. Plínio de Assis Tavares, no Centro, para análise. Em virtude da mortandade da espécie no local, a SESAU encaminhou cinco amostras para que sejam submetidas à necropsia e exames virais e bioquímicos. Após os procedimentos um laudo será emitido, afim de prestar esclarecimentos a população aldeense.

Com o objetivo de identificar a causa da mortandade, a SESAU enviou cinco animais, sendo um submetido ao monitoramento feito por uma bióloga perita ambiental. As espécies foram encaminhadas para Instituto Jorge Vaistman, no Rio de Janeiro, para a primeira etapa de análise. Posteriormente o material passará por exames complementares nos laboratórios da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocuz), também na capital fluminense. Todo o trâmite executado pela prefeitura aldeense, por meio da SESAU, segue o protocolo do Ministério da Saúde, amparado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

“Todas as ações que estamos realizando tem o objetivo de encontrar uma resposta para o que vem ocorrendo na Praça Dr. Plínio de Assis Tavares. O trabalho realizado pela Saúde prima pela prevenção, tomamos as medidas que cabem à Saúde, que é encaminhar o material para ser investigado. Aguardaremos o resultado para termos uma resposta embasada para a população aldeense”, disse a secretária de Saúde, Francislene Casemiro.

 

Fonte ASCOM/PMSPA

Por Luana Macêdo




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *