SÃO PEDRO DA ALDEIA SEDIA 1º FÓRUM DE SEGMENTOS ARTÍSTICOS DA BAIXADA LITORÂNEA

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

O município de São Pedro da Aldeia sediará na próxima quarta-feira (24), às 14h, o 1º Fórum Regional de Segmentos Artísticos Culturais da Baixada Litorânea. Voltado para a construção de políticas públicas de cultura, o evento será realizado no Teatro Municipal Dr. Átila Costa, localizado na Rua Francisco Santos s/nº – bairro Nova São Pedro.

Está prevista a participação de, aproximadamente, 350 representantes das dez cidades que compõem a Baixada Litorânea: Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia, Saquarema e Silva Jardim.

Com objetivo de contribuir para a efetivação das ações e metas do Plano Estadual de Cultura, os Fóruns Regionais e Setoriais Artísticos Culturais são órgãos integrantes do Sistema Estadual de Cultura e são destinados para artistas das cidades, gestores públicos municipais e estaduais de cultura, conselheiros municipais e estaduais de cultura.

Durante as reuniões prévias regionais, o ponto alto é o debate inicial sobre os documentos-referências dos diversos segmentos (Artes Cênicas; Música; Cultura Popular; Audiovisual; Literatura; Artes Visuais — e também Museus, Patrimônio e Economia Criativa), até a culminância de formulação dos planos setoriais, na 4ª Conferência Estadual de Cultura do RJ, prevista para ser realizada no final de outubro de 2017.

A secretária adjunta de Cultura do município, Edlúcia Marques, falou sobre a expectativa em sediar a primeira edição do fórum. “Estamos lisonjeados em sermos anfitriões de um evento que irá propor e discutir ações na área cultural. Além disso, possibilitará dar mais visibilidade a nossa cultura. Teremos uma excelente oportunidade para mostrar nosso patrimônio e riquezas e divulgar ainda mais nossa cidade, principalmente, no ano em que comemoramos 400 anos de fundação”, salientou.

De acordo com a secretária adjunta é fundamental organizar os Fóruns Regionais e Setoriais Artísticos Culturais buscando, dentre outros propósitos, articular toda sociedade civil, artistas, agentes, animadores, produtores, pesquisadores de cultura, gestores públicos de cultura, conselheiros municipais e estaduais, e membros da Secretaria de Estado de Cultura.

Fonte ASCOM/PMSPA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *