SÃO PEDRO DA ALDEIA – SEMED promove aulas intensivas nesta sábado em São Pedro da Aldeia

SÃO PEDRO DA ALDEIA

Com o objetivo de melhor preparar os alunos do 9º Ano para a Prova Brasil, que acontecerá de 3 a 13 de novembro próximo, a Secretaria de Educação (SEMED) de São Pedro da Aldeia promoverá, neste sábado, dia 26 de setembro, às 8h, mais uma série de “aulões” para 177 alunos do município. As aulas acontecerão nas próprias escolas.

 SÃO PEDRO DA ALDEIA - SEMED

Dinâmicas, a exemplo das aplicadas em cursinhos pré-vestibular, as aulas tiveram início no dia 12 de setembro, voltaram a acontecer no dia 19 do mês e terão a sua terceira edição neste sábado. As próximas ocorrerão nos dias 3 e 10 de outubro, com aplicação de um simulado no dia 13 e aulão de revisão no dia 31 de outubro.

 

Neste sábado participarão alunos da Escola Municipalizada Paineira, duas turmas com 45 alunos; Escola Municipal Luiza Terra de Andrade, duas turmas com 54 alunos; Escola Municipal Francisco Paes de Carvalho Filho, uma turma com 38 alunos e Escola Municipal Professora Miriam Alves de Macedo Guimarães, duas turmas com 40 alunos.

 

Durante as aulas os alunos das 16 turmas de 9º Ano do município terão o acompanhamento de professores que aplicarão questões que caíram na Prova Brasil em edições anteriores. De acordo com a diretora de Educação da SEMED, Vanessa Castañón, “além de promover o melhor desempenho na Prova Brasil, o plano estratégico, através de aulões, visa melhorar o desempenho do município no IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica”.

 

A Prova Brasil é uma avaliação diagnóstica, em larga escala, desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), que tem como objetivo avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados. Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho. A partir das informações da Prova Brasil, o Ministério da Educação e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no País e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias. As médias de desempenho nessas avaliações também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ao lado das taxas de aprovação nessas esferas.

 Fonte Ascom/PMSPA