SÃO PEDRO DA ALDEIA – Tapetes de sal enfeitam São Pedro da Aldeia no feriado de Corpus Christi

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

A confecção dos tradicionais tapetes de sal de Corpus Christi movimentaram o município de São Pedro da Aldeia na manhã de quinta-feira (15). Desde o início do dia, a confecção contou com a participação de todas as unidades escolares municipais da cidade, próximo ao Largo da Matriz de São Pedro, e ficarão expostos até hora da procissão religiosa. As escolas fizeram 41 tapetes de sal e areia, usando a criatividade acerca dos temas escolhidos. O evento religioso é organizado pela Paróquia de São Pedro com o apoio da Prefeitura aldeense. Estiveram presentes durante a produção, o secretário de Educação, professor Walzi Sampaio, o secretário de Ordem Pública, Edmilson Bittencourt, o subsecretário de Turismo, Luiz Carlos Rocha, a subsecretária adjunta de Cultura, Edlúcia Marques, as subsecretárias de educação, professoras Lúcia Nogueira e Isabel Mendes, além de diretores e educadores escolares.

De acordo com o secretário de educação, professor Walzi Sampaio, que estava acompanhado da sua família, afirma que a celebração trata-se da tradição católica, de maior expressividade simbólica face à construção de nossa vida de trabalho. “Contra o vento, contra a chuva, sob o sol, com sacrifício, a areia – essência da terra – é grão a grão reunida para compor belas imagens, revestidas de cores brilhantes, representando o talento de cada uma das mãos e um esforço de todas elas. Na Santa Missa que se seguirá, devemos agradecer a Deus pela dádiva desse trabalho e pela esperança que nossas vidas possam ser nesta cidade construídas com igual zelo, a mesma persistência e força, o mesmo impacto de beleza”, afirmou.

Para este ano, o tema escolhido foi o Ano Mariano, a Eucaristia e os 400 anos de fundação da Igreja Matriz. A equipe da própria Secretaria de Educação também participaram da confecção dos tapetes.

A professora do 1º ano da Escola Municipal Maria Celeste de Campos, no bairro Baixo Grande, Jaqueline Souza, fala sobre a confecção dos tapetes. “É algo tradicional do país, a Igreja Católica sempre realizou esse tipo de atividade é muito importante para tradição e cultura da cidade de São Pedro da Aldeia”, afirmou.

Segundo a diretora geral da Escola Municipal Dr. Plínio de Assis Tavares, Luiza Mendes, ela já trabalha há muitos anos fazendo tapete no feriado de Corpus Christi. “Acho muito importante pela tradição e também pelo momento de confraternização entre os colegas de trabalho. Estamos aqui para trabalhar e ajudar, todos unidos”, disse.
A programação religiosa acontecerá às 16h, com a Missa Solene seguida de procissão de Corpus Christi, na Praça Agenor Santos (da Matriz).

 
ASCOM/PMSPA
Texto: Marianne Rodrigues
Fotos: Lílian Souza

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *