SÃO PEDRO DA ALDEIA – Visita à Defesa Civil aldeense e mutirão de limpeza de praia marcam terceiro dia do Projeto Defesinha

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Os alunos do Projeto Defesinha realizaram, nesta quinta-feira (10), uma visita à sede da Defesa Civil de São Pedro da Aldeia, responsável pela realização do projeto. Durante o terceiro dia de atividades, os pelotões participaram de uma palestra sobre bullying, fizeram uma trilha no Horto Escola Municipal e promoveram um mutirão de limpeza na orla de Iguaba Grande. A programação do Defesinha retorna na segunda-feira (14), a partir das 7h30, com visita à Praia do Pontal, no município de Arraial de Cabo.

Foto: Renato Fulgoni

O diretor da Defesa Civil aldeense, Marcus Dothavio, falou sobre a programação. “O resultado foi muito bom, porque as crianças não ficam apenas na agitação da praia. Como temos alguns jovens dentro do projeto na faixa etária de 9 a 14 anos, falamos muito sobre o bullying, que é um tema complexo e que a Defesa Civil já vem trabalhando nas escolas. Durante o mutirão de limpeza, nós recolhemos quase 400kg de lixo e alguns banhistas elogiaram a iniciativa. O objetivo do Defesinha é formar um cidadão consciente no futuro, estamos tirando as crianças de dentro de casa, do computador e do celular para fazer esse trabalho”, comentou.

Foto: Renato Fulgoni

A primeira parada do dia foi a sede da Defesa Civil aldeense, onde as crianças e adolescentes conheceram mais sobre o trabalho de prevenção realizado pelo órgão e a importância do serviço. Na oportunidade, os alunos participaram de uma palestra sobre bullying e suicídio, ministrada pelo diretor Marcus Dothavio e pelo MC Montanha. Ainda no local, foi realizado um trabalho de adaptação à natureza na trilha do Horto Escola Municipal, destacando a vegetação e as árvores nativas da região.

Foto: Renato Fulgoni

A programação foi encerrada com uma atividade de conscientização ambiental. Os pelotões do Defesinha promoveram um mutirão de limpeza nas areias da praia iguabense.

Foto: Renato Fulgoni

Após o lanche, houve um momento de descontração para celebrar o aniversariante do dia, João Vitor Pessanha, que falou sobre a sua participação. “Quem faz aniversário nas férias, geralmente, só tem aquele momento com os pais que organizam a festa, mas aqui foi aquele parabéns alto, que não estou acostumado. Eu estava me escondendo para não pagar flexão, mas paguei do mesmo jeito. Foi muito legal todo mundo cantando parabéns pra mim. Essa é a primeira e última vez que participo do Defesinha como aluno, porque agora estou com 15 anos, mas vou poder seguir como monitor”, afirmou.

Foto: Renato Fulgoni

As ações do Projeto Defesinha acontecem de segunda a quinta-feira, das 7h30 às 12h, e contam com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e de monitores voluntários. O encerramento, com formatura, está previsto para acontecer em 31 de janeiro.

ASCOM/PMSPA
Texto: Gabrielly Costa
Fotos: Renato Fulgoni






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *