SAQUAREMA – Navio-sonda é enviado para auxiliar buscas por piloto de caça na Região dos Lagos

ACIDENTES CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Apesar de acionar ejetor, Marinha não confirma se piloto saiu da aeronave. Buscas estão concentradas em uma área em frente à Praia de Jaconé.

sky1 cai em Saquarema
A aeronave que caiu no mar é do modelo AF-1 Skyhawk da Marinha do Brasil. O outro caça envolvido na batida, do mesmo modelo, voltou com segurança para a Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia

O Navio de Pesquisa Hidroceanográfico “Vital de Oliveira”, da Marinha do Brasil, chegou na tarde desta quarta-feira (27) ao litoral de Saquarema, na Região dos Lagos do Rio, para auxiliar nas buscas pelo piloto desaparecido desde o dia anterior, após um acidente entre dois caças. Segundo a Marinha, o piloto acionou a ejeção da aeronave por volta das 14h30 de terça-feira (26). No entanto, a corporação não confirma que ele tenha conseguido sair da aeronave.

A assessoria da Marinha disse por telefone que não se pronuncia sobre a possibilidade do piloto ter ficado preso à cabine “por se tratar de uma hipótese”. Testemunhas disseram à reportagem  que acompanharam a queda do avião mas que não viram o piloto se ejetando.

“Nós escutamos um barulho, nós já vimos o avião ‘imbicar’. (Sobre a ejeção do piloto) Não vimos nada, foi uma coisa muito de repente”, disse a professora Sonia Trocato.

A reportagem registou que, no início da tarde, as buscas passaram a se concentrar em uma área menor em frente à Praia de Jaconé.

Sônia foi testemunha da queda do caça da Marinha em Saquarema (Foto: Inter TV/Reprodução)
Sônia foi testemunha da queda do caça da Marinha em Saquarema (Foto: Inter TV/Reprodução)

A assessoria da Marinha também disse por telefone que a localização das buscas muda de acordo com as condições da corrente, da maré e outros fatores, como ventos. Os estudos são feitos simultaneamente às buscas para ampliar ou concentrar o raio de ação. Disse ainda que o procedimento é padrão e é reavaliado a todo momento.

Por meio de nota enviada na tarde desta quarta, a Marinha afirma que as buscas permanecem desde o momento do acidente e vão prosseguir de forma contínua. Navios e aeronaves da Marinha estão no local. Segundo a nota, “também estão sendo empregados meios do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira e do Corpo de Bombeiros”.

A Marinha informou que foi aberto um Plano de Emergência Aeronáutica, que é feito a partir do momento em que se descobre o acidente, para, posteriormente, abrir uma investigação para apurar as causas.

O acidente
Segundo a Marinha, dois caças bateram durante um treinamento padrão de ataque a alvos de superfície. Uma fragata participava do treinamento, a cerca de 100 Km do litoral. A aeronave que caiu no mar é do modelo AF-1 Skyhawk da Marinha do Brasil. O outro caça envolvido na batida, do mesmo modelo, voltou com segurança para a Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, de onde ambos haviam saído.

Os aviões AF-1 Skyhawk foram comprados pelo Brasil do Kuwait, depois da Guerra do Golfo, e participaram de missões de combate da Operação Tempestade no Deserto no início de 1991. A Marinha do Brasil possui 23 exemplares do Skyhawk da versão A-4KU. 

O projeto de modernização das aeronaves incluiu o uso de equipamentos de ponta desenvolvidos com tecnologia brasileira.

Veja a nota da Marinha na íntegra:

A Marinha do Brasil (MB), em complemento às Notas publicadas anteriormente, informa que as buscas ao piloto da aeronave AF-1B, desaparecido no mar desde ontem (26), permaneceram ao longo de toda a noite passada e prosseguem de forma contínua.

No momento, o Navio de Pesquisa Hidroceanográfico “Vital de Oliveira”, que possui equipamentos adequados para a realização de buscas no fundo do mar, está se deslocando para a área do acidente.

Além de navios e aeronaves da MB, também estão sendo empregados meios do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira e do Corpo de Bombeiros.

Fonte G1/Inter TV

1 thought on “SAQUAREMA – Navio-sonda é enviado para auxiliar buscas por piloto de caça na Região dos Lagos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *