SAÚDE – Cabo Frio inicia vacinação contra gripe H1N1 na segunda-feira; veja os postos

CABO FRIO CABO FRIO CIDADES REGIÃO DOS LAGOS

Doses serão aplicadas em 24 unidades até 26 de maio, entre 9h e 17h.

Campanha de vacinação contra a influenza começa em 17 de abril (Foto: Divulgação/Sesau)

Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, inicia a vacinação contra a gripe influenza H1N1 na segunda-feira (17). Segundo a Prefeitura, as doses serão aplicadas em 24 unidades de 9h a 17h até 26 de maio. A vacina garante proteção contra três tipos de vírus: H1N1, Brisbane e H3N2. 

O público alvo da campanha é composto por crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (é necessário apresentar caderneta de vacinação), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), profissionais da saúde, povos indígenas, professores em atividade, pessoas com 60 anos ou mais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independente da idade, com prescrição médica.

Segundo superintendente municipal de Vigilância e Saúde, Lucy Pires, a estratégia de definir o público alvo foi baseada no maior número de casos nessas populações.

A superintendente também alerta a população para a importância de receber a dose, garantindo a imunização. “Há um aumento da circulação do vírus da gripe nessa época do ano. Vale lembrar que é uma doença que pode evoluir de forma grave e levar à morte. Muitas pessoas têm receio de tomar a vacina pensando que vão contrair o vírus da gripe, mas isso é um mito, já que a vacina é feita pelo vírus morto e por isso não causa gripe em ninguém”.

É necessário ficar atento às restrições: pessoas com alergia a ovo não devem tomar a vacina e as que estão com alguma infecção aguda devem aguardar o término do tratamento.

A influenza é uma doença viral de transmissão respiratória com os seguintes sintomas: febre alta, dor no corpo, tosse, desânimo, dor de cabeça, podendo apresentar insuficiência respiratória e causar a morte.

 

Unidades que participam da Campanha
1º distrito
Centro de Saúde Oswaldo Cruz
Hospital Municipal Otime Cardoso (Jardim Esperança)
ESF Vila Nova
ESF Parque Burle
ESF Guarani
ESF Jardim Náutilos
ESF Praia do Siqueira
ESF Manoel Correa
ESF Gamboa
ESF Jacaré
ESF Monte Alegre
ESF Boca do Mato
ESF Tangará
UBS Peró
UBS Vila do Ar

Tamoios:
PAM de Santo Antônio
Posto de Saúde de Unamar
PS Angelim
PSF Araçá
PS Botafogo
PSF São Jacinto
PSF Nova Califórnia
PSF Maria Joaquina
PSF Samburá

Fonte G1/Inter TV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *