Sem acordo, bancários da Região dos Lagos lamentam sequência da greve

ARARUAMA ARRAIAL DO CABO ARRAIAL DO CABO BÚZIOS CABO FRIO CABO FRIO CIDADES ECONOMIA IGUABA REGIÃO DOS LAGOS RIO DAS OSTRAS RIO DAS OSTRAS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Reunião foi realizada nesta terça-feira (27) com a Fenaban. Sindicato do interior do RJ aguarda novo encontro para tentar negociação.

agencias-de-cabo-frio-e-de-toda-a-regiao-estao-fechadas
Agências de Cabo Frio e de toda a região estão fechadas (Foto: Ariane Marques/Inter TV)

Sem acordo com os representantes da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) em reunião realizada nesta terça-feira (27), o bancários da Região dos Lagos do Rio seguem com 100% das 58 agências fechadas nesta quarta-feira (28). Segundo o representante do sindicato da categoria, Suez Santiago, as agências vão continuar sem funcionar até que as reivindicações dos bancários sejam atendidas.

“Parece que os representantes da Fenaban querem continuar com a greve. Eles nos chamam, dão esperança de negociação, mas chega na hora não melhoraram as propostas, pelo contrário. Continuamos esperando uma nova chamada deles para conversarmos. Esperamos que eles estejam dispostos a negociar finalmente para que a greve acabe”, declarou Suez.

O sindicato da Região dos Lagos do Rio representa os municípios de Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Rio das Ostras, Araruama,Iguaba Grande, Saquarema, Arraial do Cabo,Armação dos Búzios e Rio Bonito.

De acordo com a entidade, a média é de cinco funcionários atuando em cada agência. Na região, somente os casos essenciais estão sendo atendidos pelos funcionários, como desbloqueio de cartões para idosos. O efetivo nas agências é de no máximo 30%.

A greve faz parte da campanha de reajuste salarial nacional. Os trabalhadores exigem a reposição da inflação e mais 5% de aumento real. Na Região dos Lagos, 100% das 58 agências seguem atuando com números reduzidos somente para serviços essenciais à população.

A greve foi aprovada em assembleia no dia 1º de setembro, quando a categoria rejeitou a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) de reajuste de 6,5% sobre os salários, a PLR e os auxílios refeição, alimentação, creche, e abono de R$ 3 mil.

Os sindicatos alegam que a oferta da Fenaban ficou abaixo da inflação projetada em 9,57% para agosto deste ano e representa perdas de 2,8% para o bolso de cada bancário.

A orientação do Procon-PR é para que os consumidores busquem meios alternativos, como casas lotéricas e correspondentes bancários, como farmácias e supermercados, caixas eletrônicos, internet e aplicativos de celular, e até mesmo o próprio fornecedor para efetuar os pagamentos e evitar o acréscimo de juros e multas nas contas.

Fonte G1/Inter TV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *