VACINA CONTRA A GRIPE ESTÁ DISPONÍVEL EM TODAS AS UNIDADES DE SAÚDE EM SÃO PEDRO DA ALDEIA

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Saúde, está disponibilizando para toda a população a vacina contra os vírus H1N1 e influenza (formas de gripe) em todas as Unidades de Saúde do município. A decisão foi tomada após o Ministério da Saúde decidir disponibilizar a imunização a toda a população. A medida só é válida neste ano e foi adotada porque ainda há um estoque disponível de 10 milhões de doses.

Nesta terça-feira (06), o município estará recebendo novas doses do Ministério da Saúde, além das já disponíveis. A vacina é segura e também é considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de complicações e casos graves de gripe. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

É importante lembrar que, mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe – especialmente se são integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações – devem procurar, imediatamente, o médico. Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração. 

Fonte ASCOM/PMSPA

Por Renato Silveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *