VACINAÇÃO – Cabo Frio promove vacinação antirrábica em cães e gatos

CABO FRIO CABO FRIO CIDADES

Evento será realizado neste sábado (8) a partir das 8h. Cachorros devem comparecer com guia e coleira.

vacina-cao

Cabo Frio, Região dos Lagos do Rio, vai promover neste sábado (8), uma campanha de vacinação antirrábica em cães e gatos. O evento será realizado diversos pontos do município entre 8h e 17h. Os cachorros devem comparecer com guia e coleira. A focinheira só é obrigatória para animais bravos. Já os gatos precisam ser transportados em caixas específicas.

Embora a raiva esteja controlada nessas espécies, isso não isenta da vacinação anual que, além de obrigatória por lei, é o fator de maior relevância para garantir a manutenção de controle da raiva nas populações de cães e gatos, e por consequência para a população humana.

“Convocamos toda população de Cabo Frio a comparecer e vacinar o animal de estimação, cães e gatos, acima de três meses de idade, fêmeas não gestantes, em qualquer um de nossos postos autorizados”, disse a médica veterinária, Rosana Ayako Ida, responsável pela Vigilância Ambiental de Cabo Frio.

A doença
A raiva é transmitida por mordidas, arranhões ou lambeduras de cães, gatos e morcegos infectados. Ao ser agredida por um animal, a pessoa deve lavar imediatamente o ferimento com água e sabão, e procurar com urgência o Posto de Saúde mais próximo.

Cães raivosos apresentam sintomas como: agressividade (atacando pessoas e objetos) ou tristeza (procurando lugares escuros), salivação excessiva, dificuldade para engolir, latido rouco e paralisia das patas traseiras.

Nos humanos, a doença ataca o sistema nervoso central, levando à morte. O tratamento profilático antirrábico também é recomendado para toda agressão por espécie silvestre (morcegos, raposa, cachorro do mato e saguis).

Confira os pontos de vacinação
1º distrito:

– Associação de Moradores do Caminho de Búzios;
– Subprefeitura do Jardim Peró;
– Administração do bairro Vila do Ar;
– Centro de Treinamento Atletas do Futuro (Rua Portugal, esquina com a Rua França – Jardim Caiçara);
– Associação de Moradores da Praia do Siqueira – em frente ao CRAS;
– Associação de Moradores do Recanto das Dunas;
– Sede da Vigilância Ambiental/Sanitária (Rua Enfermeiro Ricardo Sanches, 173 – Braga).
2º distrito:
– Ginásio Poliesportivo de Tamoios;
– Subprefeitura de Tamoios.

Fonte G1/Inter TV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *