Veterinária Dra. Natália Neves Daldegan – Tosse dos canis ou traqueobronquite infecciosa

CABO FRIO CIDADES IGUABA REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Olá pessoal! Sou a veterinária Dra. Natália Neves Daldegan, nesse artigo iremos falar sobre uma doença que pode nos confundir, e se não diagnosticada em sua fase inicial, poderá ser fatal.


Conhecendo a doença – A traqueobronquite infecciosa canina, também, popularmente conhecida como tosse dos canis, é uma doença altamente contagiosa entre cães e de proliferação (contágio) muito rápida. Algumas pessoas olham para os primeiros sinais da tosse dos canis como uma tosse simples, porém não devem ser ignorados. Esta doença é provocada por um ou mais agentes infecciosos tais como vírus (Parainfluenza canina e Adenovírus canino tipo 2), ou bactérias (Bordetella bronchiseptica) que se alojam nas vias respiratórias superiores dos cães. Se seu cão apresentar tosse e espirros, fique alerta e posteriormente procure um veterinário.

Como se desenvolve – Inicialmente, a tosse dos canis é uma infecção que debilita as vias aéreas dos cães, os deixando expostos posteriormente a uma infecção bacteriana e os predispõe, permitindo que as bactérias se desloquem até a área respiratória inferior, ou seja, os pulmões. Podem provocar pneumonias e broncopneumonias graves. Há também a probabilidade de bactérias como a Bordetella bronchiseptica poder infeccionar as áreas respiratórias, logo em sua fase inicial, sobretudo em cachorros com menos de seis meses. Para se ter ideia do poder da contaminação dessa doença, a transmissão é feita através de tosse secas e espirros, assim como um simples resfriado. Os agentes causadores da doença contaminam objetos, tais como bebedouros, roupa, calçado, brinquedos, caminhas e ou quaisquer materiais que esteja em seu meio ambiente. A doença propaga-se muito entre os cães e torna-se mais evidente em zonas mais populosas pelos animais, ou seja, canis (daí o nome mais comum da doença), hotéis, centros de treino, hospitais, exposições ou lojas de animais. A partir do momento em que o primeiro cachorro se encontra contaminado, todos os cães em redor poderão apresentar a doença em breve. Ela pode mesmo ser contraída num simples passeio em que você leva seu cão e este tem um contado com um cão infectado.

Os climas mais propícios – A tosse dos canis manifesta-se com maior frequência em estações do ano ou regiões frias, já que as vias respiratórias estão mais expostas e debilitadas com o clima úmido e a temperatura baixa. Mesmo assim, nossos animais não estão livres de se contaminarem nas estações ou regiões mais quentes, bastando para isso terem contato com outro cão já infetado.

Sintomas – Os sintomas surgem cerca de cinco a dez dias após o contato com os animais contaminados. São semelhantes aos resfriados ou gripe, devido à tosse seca e persistente, muitas vezes até confundida com engasgos ou sufocamentos, principalmente em momentos de passeios e exercício físico com uso de coleira ou momentos de muita excitação. Justamente por conta dessas características, muitos proprietários poderão se equivocar e deixar de levar seus cães ao veterinário. Porém, persistindo até dez a vinte dias sem tratar corretamente pelo veterinário, os resultados serão de quadro mais grave como pneumonias ou broncopneumonias, podendo chegar ao óbito. Em casos já agravados, pode haver vômito após um episódio de tosse, bem como febre, apatia, perda de apetite e perda de peso.

Perfil de cães mais predispostos – Cães jovens, idosos, imunodeprimidos, cães de canil não vacinados, com bronquite crônicas, colapso de traqueia ou anomalias congênitas, são os mais pré-dispostos à doença.

Diagnóstico e tratamento veterinário – O veterinário irá analisar inicialmente as tosses repetitivas, posteriormente podendo ser necessário exames complementares.

Filhotes são mais vulneráveis a infecção – Antes mesmo de adquirir ou adotar um cão, seja de canil, petshop ou até mesmo vindo daquela ninhada de uma amiga cuja fêmea não esterilizada cruzou aleatoriamente, é de suma importância conhecer o filhote Perceba se há respiração ofegante seguida de tosse, lembrando que com cinco a dez dias após o contato com um cão contaminado, o filhote poderá apresentar a doença e por se tratar de um filhote antes das suas vacinas, as possibilidades de contaminação serão maiores.
Se seu cão apresentar qualquer sintoma mencionado nesse artigo, não pense duas vezes: contate imediatamente o veterinário. Se possível, veterinários que atendam em domicílio, para não expor seu cão já debilitado a outras cargas virais e bacterianas e ao mesmo tempo não permitir ele possa ser canal de contagio da doença.

Atendimento Veterinário Domiciliar com a Dra. Natália Neves Daldegan entre em contato pelo WhatsApp (21) 98587-6106.
Terça-feira – Vetthor (Iguaba Grande), quarta-feira – Georgia Ayres (São Pedro), quinta-feira – Patas do Peró (Cabo Frio), sexta-feira e sábado – Georgia Ayres (São Pedro).
Atenção: Este artigo é meramente informativo e não substitui a consulta no médico veterinário (a).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *