Ação conjunta da Saúde e Assistência Social qualifica cuidadores de idosos em São Pedro da Aldeia

Ação conjunta da Saúde e Assistência Social qualifica cuidadores de idosos em São Pedro da Aldeia

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Iniciativa acontece em função do Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado neste mês de junho

O município de São Pedro da Aldeia realiza uma série de ações de conscientização e debates de alerta para a violência sofrida por pessoas idosas. A iniciativa acontece em celebração ao Dia Mundial da Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, comemorado nesta terça-feira (15). As secretarias de Saúde e Assistência Social do município realizam trabalho conjunto para oferecer qualificação a cuidadores e familiares responsáveis por esse público.

Representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social, Atendimento Domiciliar e Conselho do Idoso reuniram-se para tratar da temática. Na ocasião, foi formulado o curso de atualização e conscientização dos responsáveis pela saúde mental e física de idosos no município. O treinamento será disponibilizado em breve pelas pastas. 

O objetivo é qualificar os cuidadores, principalmente os familiares, para que eles reconheçam os sinais de agressão e sejam o meio de acesso aos direitos das pessoas da melhor idade. Com o treinamento, os responsáveis pelos idosos tornam-se a ponte entre eles e os dispositivos municipais que oferecem diversos serviços de cuidado e atenção a esses cidadãos.
As equipes municipais constataram o aumento de denúncias de violência ao idoso, especialmente desde o início da pandemia do coronavírus.

Na reunião, foi pontuado que as ações de conscientização são fundamentais para o combate aos abusos e agressões sofridos pelo público.
Os participantes da reunião destacaram, ainda, a importância do envolvimento familiar para um envelhecimento saudável, com garantias de estabilidade emocional e social aos seus entes. Estiveram presentes no encontro a diretora do departamento de Direitos Humanos, Luciana de Oliveira, a secretária executiva do Conselho Municipal de Assistência Social, Jaquelini P. de Souza, o coordenador da Atenção Domiciliar, Junior Curcino, a representante da gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Marcelle Bondini, e o membro do Conselho do Idoso, Osvaldo Luís Vieira.

Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa
A data de 15 de junho foi escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, em 2006. Foi a partir desta data que vários trabalhos e parcerias começaram a ser realizados a cada ano, em diferentes setores da sociedade em prol do combate à violência contra o idoso.
A Constituição e o Estatuto do Idoso são os documentos que asseguram os direitos das pessoas da melhor idade, com a premissa de garantir a integridade física e psicológica. Ainda segundo a Constituição, é considerado idoso qualquer pessoa acima de 60 anos, que somam 29,9 milhões de cidadãos atualmente no país. De acordo com a estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as pessoas dessa faixa-etária devem representar 25,5% da população brasileira até 2060
Segundo o Ministério da Saúde, é primordial que profissionais da área, familiares e cuidadores estejam atentos a qualquer sinal de violência, pois as agressões podem não deixar marcas visíveis. 


A violência nem sempre é física


As violações aos direitos da pessoa idosa podem ser classificadas como: 
– Violência física, podendo ser identificada através de arranhões, beliscões, tapas, socos etc;- Negligência, tipificada com a falta medicamentos, descuido de higiene e abandono; – Violência sexual, quando há o uso da força para praticar atos sexuais; – Patrimonial, quando há o uso não consentido de recursos financeiros e bens móveis e imóveis; – Psicológica, como a agressões verbais, menosprezo e discriminações de toda natureza.
Outras formas de violência, como a autoagressão e a autonegligência, quando o idoso se priva de cuidados básicos e ameaça a própria vida ou saúde, também são consideradas.
Veja como denunciar:
O Disque 100 recebe denúncias de qualquer tipo de violência praticada contra a pessoa idosa. 
Em São Pedro da Aldeia, o Conselho do Idoso funciona na Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, localizada na Rua Hermógenes Freire da Costa, n°19, no Centro.


ASCOM/PMSPA
Texto: Hélio Ricardo Pereira
Fotos: Divulgação/ PMSPA

Últimas Notícias