Profissionais mantém estado de greve para finalizarem ano letivo 2015. Professores voltam às salas nesta terça-feira (8) após 91 dias.
A greve dos profissionais da Educação de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, foi encerrada na noite desta segunda-feira (7) após uma assembleia. De acordo com a diretora de comunicação do Sepe Lagos, Denise Teixeira, a decisão é “em consideração aos alunos”, que estão sem aulas desde o dia 8 de dezembro e não tiveram o ano letivo 2015 finalizado. Nesta terça-feira (8), profissionais estarão em sala, segundo o sindicato.
A representante da categoria explicou, no entanto, que os servidores continuam em estado de greve, já que as negociações sobre o pagamento de salários até o 5º dia útil de cada mês não foram concluídas nem sobre o pagamento integral do 13º.
A finalização da greve teria, segundo o Sepe, o objetivo de finalizar o ano letivo de 2015. Segundo Denise Teixeira, caso não haja negociação, a greve pode voltar após o término dos trabalhos relacionados ao ano passado.
“O governo continua desrespeitar os profissionais, a descumprir a legislação. Descontam e não repassam o vale transporte, que já vai para 4 meses essa situação, o terço de férias, sem pagar a integralidade do 13º, continua sem pagar até o 5º dia útil, por isso a manutenção do estado de greve”, explicou Denise Teixeira.
Volta às aulas
“A nossa parte é, a partir de amanhã, os profissionais estarem nas escolas”, explicou a representante. Segundo Denise, uma nova assembleia será realizada no dia 21. No caso das reivindicações não terem sido atendidas, a greve pode ser instaurada novamente.
Fonte G1/Inter TV