Agentes da Guarda Municipal recebem capacitação durante Agosto Lilás

Agentes da Guarda Municipal recebem capacitação durante Agosto Lilás

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Ciclo de palestras vai para potencializar trabalho de acolhimento a mulheres vítimas de violência em São Pedro da Aldeia

Para encerrar as atividades do Agosto Lilás, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), realiza ciclo de palestras de capacitação e sensibilização de agentes da Guarda Municipal (GM). O objetivo do evento, que termina nesta quinta-feira (27), no Horto Escola, é aperfeiçoar o trabalho de acolhimento de vítimas da violência contra a mulher e ainda dar mais efetividade ao cumprimento da Lei Maria da Penha, que completou 15 anos no último dia 7. 


No primeiro dia, a advogada Ana Carolina Carvalho Barreto, especializada em Políticas Sociais e Direito Público e Constitucional, além de coordenar o Núcleo de Práticas Jurídicas de uma universidade em Cabo Frio, falou da relevância e das mudanças da Lei Maria da Penha.  ” Já conquistamos muita coisa, o feminicídio, por exemplo, além de outros marcos e várias outras mudanças legislativas desde o início da pandemia para cá, na luta contra a violência à mulher. Não bastam legislações para que a nossa mente mude, a gente tem que entender, a gente tem que conscientizar, precisamos mudar nas atitudes externas para que nossa mente mude também”, disse a advogada, para uma plateia com mais de 90%  formada por homens.   Ela destacou ainda a rede de acolhimento a mulheres que sofreram violência doméstica. ” A rede precisa se comunicar, cada braço governamental, todas as pontas, porque a mulher também é digna de uma vida sem violência”, disse, observando que um dos primeiros dados que a lei elucida é a configuração da violência doméstica. 


Segundo a diretora do Departamento de Direitos Humanos da SASDH, Luciana de Oliveira, a capacitação da GM é específica a fim de sensibilizar a equipe  sobre a importância do atendimento  “Se faz necessário o conhecimento sobre a rede de atendimento à mulher em situação de violência, a fim de que as demandas identificadas sejam encaminhadas para as variadas esferas do poder público e da rede de proteção às vítimas”, assinalou Luciana. 
Na manhã desta quarta-feira (25) quem conversou com os guardas municipais foi a  psicóloga Maria Cecília Monteiro Alves Ferreira, especialista em Gestão de Pessoas, colaboradora da Rede de Apoio a Mulheres e Crianças Vítimas de Violência (RAMC) e servidora do SUAS e do SUS em São Pedro da Aldeia. O ciclo termina nesta quinta-feira (26). 

Com informações da ASCOM/PMSPA
Texto: Rosana Rodrigues 
Fotos: Divulgação/PMSPA


Últimas Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *