ALDEENSES APROVAM AMPLIAÇÃO DO HORÁRIO DE ATENDIMENTO DA POLICLÍNICA MUNICIPAL

ALDEENSES APROVAM AMPLIAÇÃO DO HORÁRIO DE ATENDIMENTO DA POLICLÍNICA MUNICIPAL

CIDADES REGIÃO DOS LAGOS SÃO PEDRO DA ALDEIA SÃO PEDRO DA ALDEIA

Durante a semana o atendimento foi estendido até às 19 horas e, aos sábados, até às 13h

Ao fim da quinta-feira, o sol já se escondia e passava das 18h quando a moradora Marthinha José dos Santos chegou à Policlínica Municipal de São Pedro da Aldeia, no Morro do Milagre. Ela foi levar a pequena Sophia a uma consulta com o otorrinolaringologista. A dona de casa não escondia a surpresa e satisfação, afinal, era o momento de cuidar da sua filha sem abrir mão do seu cotidiano corrido, muitas vezes priorizado em detrimento da saúde física e mental.

ALDEENSES APROVAM AMPLIAÇÃO DO HORÁRIO DE ATENDIMENTO DA POLICLÍNICA MUNICIPAL
Foto: Ryu Rodrigues

Saindo da Rua do Fogo para buscar o atendimento com a especialista, a aldeense fez questão de elogiar o novo horário oferecido pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia. Para ela, o expediente estendido traz mais facilidade ao morador. “Eu gostei muito desse novo horário, pois não precisamos mais sair no meio do dia do serviço e deixar de trabalhar. Com a ampliação do horário de atendimento deu tempo de fazer tudo e ainda vir para a consulta. Fiquei até surpresa quando me ligaram e disseram que eu estava com a consulta marcada no início da noite”, comemorou.

Foto: Ryu Rodrigues

Para facilitar o atendimento aos moradores que não podem se consultar durante o horário normal de expediente, a gestão da Policlínica estendeu o atendimento durante a semana e passou a atender também aos sábados. De segunda a sexta-feira, a unidade atende das 7h às 19h e, aos sábados, até às 13h.

ESPECIALIDADES

Ao todo, a unidade ambulatorial oferece atendimento em 16 especialidades, com dias e horários específicos para as consultas. Os pacientes agendados estão sendo avisados, por telefone, pela Central Municipal de Regulação. Referência para consultas especializadas, cirúrgicas de pequeno porte e exames, a Policlínica oferece aos moradores especialidades como cirurgia geral, dermatologia, cardiologia, pequenas cirurgias, ortopedia, proctologia, nefrologia, neurologia, pneumologia, angiologia, oftalmologia, reumatologia, endocrinologia, otorrinolaringologia, gastroenterologia e ultrassonografia.

Foto: Ryu Rodrigues

Paciente da gastroenterologia, José Carlos, morador do bairro São João, relembrou outros momentos nos quais pôde contar com os serviços oferecidos na unidade ambulatorial, mesmo durante o fim de semana.

“Já fui atendido aqui na Policlínica em um sábado.  Esses horários diferentes do que estamos acostumados ficam até melhor, porque a gente não precisa se ausentar no nosso horário de trabalho”, disse.

Para a secretária de saúde, Francislene Casemiro, essa preocupação com o morador e o novo formato de atendimento, têm refletido positivamente no sistema de regulação.

“Nossa proposta de expansão do horário teve como objetivo ampliar o acesso ao usuário, promovendo à promoção e prevenção da saúde. Não podemos deixar de registrar nossa preocupação com trabalhadores, que com o horário diferenciado de atendimento, têm a oportunidade de serem consultados sem se ausentar de seus trabalhos. Hoje, com dois meses de atendimento com horário estendido, já reduzimos cerca de 70% das filas de espera, sendo o carro-chefe a ortopedia, considerada uma das maiores filas no âmbito municipal”, destacou a secretária.

Foto: Ryu Rodrigues

COMBATE AO CORONAVÍRUS

Além da nova oferta de serviços, a Policlínica reforçou os cuidados preventivos de combate ao coronavírus. Distanciamento seguro, higienização e uso correto de equipamentos de proteção individual são palavras de ordem na Unidade. “Reforçamos nossos cuidados com a higiene dos locais e orientamos os pacientes para que não haja aglomeração nos espaços comuns. Como estamos trabalhando com horários definidos e estendidos, reforçamos que os pacientes devem respeitar os prazos, sem necessidade de chegar com grande antecedência. Também estamos realizando consultas com a telemedicina, onde o paciente, que aceita esse método, é consultado dentro de sua própria residência, com auxílio da tecnologia”, disse Ana Paula Quintanilha, coordenadora da Policlínica.

Foto: Ana Paula Quintanilha

FUNCIONAMENTO DA POLICLÍNICA MUNICIPAL

Para que o paciente seja atendido na Policlínica Municipal, de acordo com a necessidade clínica, o mesmo deve procurar sua unidade de saúde de referência, para que possa ser avaliado e encaminhado ao especialista.

Vale lembrar que a Policlínica não trabalha com demanda espontânea, sendo necessária prévia marcação de acordo com agenda de cada profissional. A Policlínica Municipal funciona na rua Prefeito Waldir da Silva Lobo, aos fundos do Pronto-socorro municipal, no bairro Morro do Milagre.

Foto: Ryu Rodrigues

Com informações da ASCOM/PMSPA – Por Luana Macêdo


Últimas Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *