Hospital Estadual Roberto Chabo

ARARUAMA – Funcionários temem fechamento do Hospital Regional de Araruama

ARARUAMA CIDADES REGIÃO DOS LAGOS

Hospital Regional atende a Região dos Lagos e tem cerca de 100 leitos. Segundo denúncias, falta de pagamento está impossibilitando atendimento.

Hospital Estadual Roberto Chabo, em Araruama

Funcionários do Hospital Estadual Roberto Chabo, que fica em Araruama, na Região dos Lagos do Rio, denunciaram o atraso de salários e a dificuldade no atendimento de pacientes na unidade que, segundo eles, corre risco de ter os serviços paralisados. O hospital é referência no atendimento de alta e média complexidade em cidades da região, com cerca de 100 leitos e uma equipe com 650 pessoas.

A denúncia de um funcionário que preferiu não se identificar foi recebida no e-mail da produção do RJ Inter TV. Segundo a informação, os médicos estão sem receber salários desde o mês de abril e outros funcionários, como enfermeiros e técnicos, estão sem previsão de pagamento. Na mensagem o funcionário também falou de atraso com fornecedores e, consequentemente, da falta de materiais básicos na unidade.

“Os ambulatórios e os procedimentos efetivos foram suspensos. Desde primeiro de junho. Houve a comunicação com a Secretaria Estadual de Saúde, ao Cremerj, sem os salários seriam suspensos atendimentos eletivos e ambulatoriais. Ficaremos sem equipes e até atendimentos de urgência e emergência podem ser comprometidos. Algumas equipes já estão notificando o encerramento total de suas atividades de alta e média complexidades”, contou um funcionário que não quis se identificar.

Representantes da organização social que administra o hospital informaram que uma parte dos profissionais é contratada pelo sistema de pessoa jurídica como prestador de serviços e outra, com carteira de trabalho assinada, pela organização social.

Segundo funcionários, a organização administradora recebe mais de R$ 6 milhões do Governo do Estado por mês. Na última segunda-feira (6), um edital abertura de um processo seletivo foi publicado para cargos em vários especialidades, com salários de até R$ 2.680. As inscrições vão do dia 13 ao dia 15 de junho. Os representantes da O.S. não souberam informar como será feito o pagamento desses aprovados no concurso.

“A gente sabe que a situação do estado é muito delicada. A gente entende a crise estadual. A gente entende que a secretaria até hoje se mostrou disposta a honrar os compromissos, mas as coisas estão ficando bem difíceis para o atendimento da população”, finalizou o funcionário do hospital.

A Secretaria de Estado de Saúde informou que  sofreu redução de 30% do orçamento total e que está trabalhando junto à Secretaria de Fazenda para regularizar os repasses à organização social que administra o hospital. A secretaria pediu desculpas aos funcionários da unidade e ressaltou que tem solicitado à empresa que priorize o pagamento dos salários.

A organização social Instituto Sócrates Guanaes, que administra o hospital, confirmou que não houve o repasse e disse que está em negociação com o estado e que, assim que for feito, a prioridade é o pagamento dos funcionários.

Fonte G1/Inter TV

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *