CABO FRIO – Conselho de Medicina denuncia ‘caos’ na Saúde de Cabo Frio ao MPRJ

CABO FRIO CABO FRIO CIDADES

Cremerj entrou com representação no Ministério Público. Falta de condições adequadas caracterizaram ‘caos’, segundo o Cremerj.

Cremerj quer rápida solução para problema do atendimento público na Saúde de Cabo Frio
Cremerj quer rápida solução para problema do atendimento público na Saúde de Cabo Frio (Foto: Felipe Fidélis/Arquivo Pessoal)

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj) entrou com representação contra o município de Cabo Frio no Ministério Público do Estado (MPRJ) por conta da situação na saúde pública da cidade. O conselho usou a palavra “caos” para caracterizar a situação no município.

Segundo o Cremerj, os agentes constataram que cinco unidades hospitalares da cidade funcionam sem condições adequadas, com déficit de recursos humanos, ausência de equipamentos e materiais, problemas estruturais e superlotação. A Prefeitura alegou falta de dinheiro para justificar os problemas 

“A situação é muito preocupante em Cabo Frio. Todas as unidades apresentam problemas graves e semelhantes, o que coloca a saúde da população em risco e também as condições de trabalho dos médicos. Por conta disso, decidimos levar a denúncia ao Ministério Público para reforçar a urgência em encontrar uma solução para este caso”, declarou o presidente do Cremerj, Pablo Vazquez.

O Cremerj informou que recebeu o secretário municipal de Saúde de Cabo Frio, Carlos Ernesto dos Santos Dornellas, em março. Segundo o conselho, na ocasião, ele justificou que, em razão do atraso de repasses por parte do governo do Estado, a prefeitura não estava conseguindo custear as despesas das unidades e investir em melhorias.

 Ainda segundo o órgão de medicina, o secretário afirmou que, por causa da falta de investimentos, uma das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade, no Parque Burle, precisou ser fechada. Com a medida, o Hospital Central de Emergência (HCE) foi reaberto para absorver os pacientes. No entanto, o conselho afirma que o HCE não tem estrutura e especialistas suficientes para prestar o atendimento de emergência.

Problemas nos hospitais

Hospital da Mulher de Cabo Frio (Foto: Divulgação)
Hospital da Mulher de Cabo Frio (Foto: Divulgação)

O Cremerj aponta, ainda, que outras unidades também enfrentam graves problemas, como o Hospital da Mulher, que, devido a questões financeiras, precisou cortar programas importantes para a população, além de estar sucateado e com restrição no atendimento.

O Hospital Municipal Ótime Cardoso dos Santos, no Jardim Esperança, enfrenta deficiências de equipamentos e materiais necessários, tem infraestrutura insatisfatória, e, em sua maior parte, é insalubre, segundo o conselho.

No Hospital Municipal dos Tamoios, os problemas são semelhantes aos das outras unidades e não tem consultórios privados, classificação de risco na emergência, além de apresentar organização inadequada dos prontuários médicos de pacientes, de acordo com o conselho.

Prefeitura alega dificuldades financeiras
Por meio de nota, a Prefeitura de Cabo Frio afirmou que está em situação emergencial na Saúde. O município informou que perdeu R$ 295 mi em repasses dos royalties em 2015, e que, até o final do ano de 2016, deve perder mais de R$ 300 mi.

O município afirmou, ainda, que mantém a maior rede de saúde de uma cidade de 200 mil habitantes do Brasil e que tem sete hospitais.

A Prefeitura disse que não recebe repasses do estado para a Saúde desde meados de 2015, e que “devido à situação financeira desesperadora que estão as cidades da Ompetro, é só com muita determinação, competência e amor que se consegue manter a saúde funcionando”.

O município afirmou que o prefeito Alair Corrêa se reunirá com os secretários de Saúde e de Administração para “traçar novas medidas em prol do melhor funcionamento da Saúde Municipal”.

Fonte G1/Inter TV



Publicidade

1 thought on “CABO FRIO – Conselho de Medicina denuncia ‘caos’ na Saúde de Cabo Frio ao MPRJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *