CABO FRIO – E. M. Arlete Rosa Castanho celebra Dia Nacional da Educação de Surdos

CABO FRIO CABO FRIO CIDADES REGIÃO DOS LAGOS

Escola de Cabo Frio comemora a data com palestra sobre “Literatura para Surdos: uma Estratégia Educativa para vários contextos”

A Escola Municipal Arlete Rosa Castanho, em Cabo Frio, realiza nesta sexta-feira (26) o 1º Encontro Cabo-friense em comemoração ao Dia Nacional da Educação de Surdos, data celebrada no dia 23 de abril. Esta será a primeira vez que a escola promove uma palestra para marcar a data. O evento tem início às 14h e a escola fica na Rua Coronel Mário Quintanilha, 299, Vila Nova, em Cabo Frio.

A unidade escolar é voltada para o atendimento a deficientes auditivos e a palestra intitulada “Literatura para Surdos: uma Estratégia Educativa para vários contextos” será com a professora Carla S. Souza, pedagoga e Especialista em Educação de Surdos do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), além de Mestre em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Segundo informações da unidade escolar, os alunos e toda a equipe vão participar do encontro, que também terá presença de pessoas interessadas e que têm alguma relação com o assunto abordado na palestra. Ainda de acordo com a equipe da escola, a data que sempre é celebrada pela unidade é a do dia 26 de setembro, Dia Nacional do Surdo.

A Comunidade Surda Brasileira comemora em 26 de setembro o Dia Nacional do Surdo, data em que são relembradas as lutas históricas por melhores condições de vida, trabalho, educação, saúde, dignidade e cidadania. No Brasil, o dia 26 de setembro é celebrado para marcar a inauguração da primeira escola para Surdos, em 1857, com o nome de Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro, atual Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).

 

Fonte Assessoria de Comunicação Social
Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *