CABO FRIO – Equipe do Programa Estadual de Transplantes faz captação de órgãos em Cabo Frio

CABO FRIO CABO FRIO CIDADES REGIÃO DOS LAGOS

Doador é um homem de 31 anos que sofreu um grave acidente e teve morte cerebral.

 

Uma equipe do Programa Estadual de Transplantes (PET) está nesta segunda-feira (10) em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, para realizar uma captação de órgãos na cidade.

Equipe do PET irá receber doação de órgãos de um homem de 31 anos após ser constatada morte cerebral (Foto: Prefeitura de Cabo Frio/ Divulgação )

A doação é de um homem de 31 anos que sofreu um grave acidente e foi constada a morte cerebral. A autorização veio da família da vítima e, segundo eles, este era um desejo dele.

O procedimento será realizado no centro cirúrgico do complexo São José Operário/ Hospital Central de Emergência (HCE), localizado no bairro São Cristóvão.

De acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, primeiro é feito a captação de órgãos vitais (cérebro, coração, pulmão, fígado, pâncreas, rim) e a equipe do PET avalia quais órgãos são possíveis de serem captados.

“É fundamental ressaltar a importância da atuação simultânea de todos os envolvidos para que uma captação aconteça. É uma ação que começa com o trabalho realizado pelo Núcleo Interno de Regulação (NIR) do São José, passando pelas equipes de técnico, enfermeiros e médicos dos setores de trauma e Unidade de Pacientes Graves (UPG), assim como o administrativo e o Serviço Social. Sem o envolvimento de todos nada acontece, porque há uma janela para a captação poder ser feita”, destacou Everson Coelho, diretor administrativo do HCE.

Segundo a Prefeitura, esta é a quarta captação em parceria com a Secretaria de Saúde de Cabo Frio, desde 2017.

A Prefeitura informou ainda que a unidade realiza a captação há mais de 10 anos e em julho se tornou um polo da Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT), virando uma referência neste segmento no Estado.

Fonte G1/Inter TV






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *